Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Políticas Públicas

EUZIANY TEODORO

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá inovou no lançamento da 23ª edição do Peixe Santo. Ao contrário do jantar de lançamento realizado nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Trabalho preparou hoje (09) uma degustação de iscas de peixe na Praça Alencastro, com o objetivo de atingir a população.

“A principal beneficiada com o Peixe Santo é a população, portanto, nada mais coerente que ela tenha acesso ao nosso principal prato típico. Essa degustação é o fechamento de um ciclo da produção de peixe com o apoio da Prefeitura de Cuiabá”, afirmou o secretário Municipal de Trabalho, Elias Alves de Andrade.

O varredor de ruas Antônio do Espírito Santo, funcionário da Prefeitura de Cuiabá, está sempre no centro da cidade e nunca tinha participado de um evento como o de hoje. “Quem não gosta de peixe? E a Prefeitura trazer pra gente assim, na rua, mostra que se importa com a nossa opinião. Tudo muito bom”, afirmou.

A Prefeitura de Cuiabá criou uma politica pública que colabora com todo o ciclo do cultivo e venda de peixe na cidade. Tanques são perfurados nas comunidades rurais do entorno da cidade em parceria com a Secretaria de Obras de Cuiabá. Posteriormente, a Secretaria de Trabalho doa os alevinos e os peixes são criados em tanques.

Com o “Caminhão do Peixe”, o produto é comercializado semanalmente em vários pontos da cidade, com preço tabelado pela Prefeitura Municipal, sendo que todo o valor recebido fica com os pequenos produtores.

Esta edição do Peixe Santo, realizada em alusão ao evento católico da Semana Santa, ocorre entre os dias 16 e 18 de abril e terá 37 pontos de vendas espalhados pela cidade.

Outra novidade, de acordo com Elias Alves de Andrade, é a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Cuiabá (Unic).

“Fechamos uma parceria com o curso de nutrição dessas duas universidades e, no dia 15 de abril, eles darão uma palestra sobre armazenamento, preparo e valores nutricionais do peixe”, explicou o secretário. A palestra com os alunos ocorre no Centro Cultural da UFMT, no dia 15 de abril, a partir das 14h.

Uma cartilha com as mesmas orientações também foi preparada pelos alunos e serão distribuídas nos 37 pontos de venda do Peixe Santo.