Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE LIMPA

09 de Outubro de 2018 16h35

Varrição e coleta de lixo demonstram o capricho da gestão com o Centro Histórico

09/10/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Uma atuação planejada, que conta com a dedicação de mais de 100 operadores de limpeza pública. É dessa forma que a Prefeitura de Cuiabá garante o zelo em toda extensão do Centro Histórico da Capital. O trabalho contínuo faz parte da programação diária de varrição, que também é executada, simultaneamente, em outras regiões. Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a atividade tem gerado resultados e uma média de cinco toneladas de lixo são recolhidos por dia, apenas na área central.

Para assegurar o êxito nessa importante tarefa, os trabalhos se iniciam logo às 6h e seguem até às 22h. Respeitando as leis trabalhistas, a carga horária é dividida entre dois grupos, que atuam em períodos e trechos distintos. Dessa forma, o Município consegue assegurar que todas as zonas, pré-estabelecidas no planejamento, sejam constantemente contempladas com o serviço. Todo material recolhido pelos servidores é encaminhado ao Aterro Sanitário, onde é dada a destinação correta aos resíduos.

Além de colaborar com o embelezamento da cidade, a ação de limpeza também é fundamental para a preservação ambiental e evitar diversos tipos de situações que prejudicam o bom andamento da cidade. O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, explica que a realização do trabalho impede, por exemplo, que uma grande quantidade de lixo tenha como direção as milhares de bocas de lobo da região e, consequentemente, o Rio Cuiabá e o Pantanal mato-grossense.

“Muitas vezes passa despercebido aos olhos de quem chega ao Centro Histórico para trabalhar, estudar ou realizar qualquer outra atividade, que a região está sempre muito limpa. Isso é fruto de toda dedicação dos nossos servidores, que não poupam esforços para realizar esse trabalho. São toneladas de lixo recolhidas das praças, vias e calçadas. Agora, que estamos entrando no período chuvoso, esse problema é potencializado, pois as enxurradas acabam levando parte desses materiais para as galerias pluviais”, comenta Stopa.

O secretário alerta, ainda, que para a cidade manter sempre um aspecto de bem cuidada é preciso que a população se evolva no processo de zeladoria. Segundo ele, ao descartar de forma irregular o lixo no chão, o cidadão gera um grande prejuízo para a natureza e também para toda a sociedade. O gestor exemplifica que grande parte de problemas com inundações ocorridos na cidade são decorrentes de resíduos entupindo os pontos de escoamento da água da chuva.

“Algumas pessoas carregam o pensamento de que ao jogar lixo no chão estão gerando emprego, mas isso é uma afirmação sem fundamento algum. O cidadão não pode esquecer que ele também é responsável por cuidar da cidade. Quando a pessoa tem esse comportamento ela está se prejudicando e, automaticamente, prejudicando toda a sociedade também. No fim, é uma atitude que acaba se revertendo contra a própria população”, completa.

Coleta urbana 

Aliado ao serviço de varrição, outro trabalho que contribui para que o Centro Histórico esteja sempre bem cuidado é a coleta urbana de lixo domiciliar. Conforme explana o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, a coleta é efetuada de segunda a sábado, iniciando às 19h e seguindo até que toda a rota determinada esteja completa. A jornada resulta na coleta de uma média de 30 toneladas de lixo. Para isso, o trabalho conta com cinco caminhões e 20 agentes de limpeza, circulando por diversas vias.

“É um trabalho que, normalmente, segue até a madrugada e complementa a varrição. Dentro de um trabalho planejado, acreditamos que esse seja o horário ideal para a execução dessa tarefa. Isso porque, conseguiremos coletar todos os resíduos descartados pelos comerciantes e, ao mesmo tempo, evitamos transtornos no trânsito, já que é um período no qual o fluxo de veículos é muito menor”, salienta Matos.