Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Inclusão

26 de Fevereiro de 2014 09h48

Varredores de rua assistem a filmes antes de ir para o trabalho

26/02/2014

CAROL SANFORD (com assessoria Cinemato)

Protásio de Morais

Arquivo

Na última segunda-feira (24), os responsáveis pela limpeza da cidade assistiram a filmes antes de sair para o serviço nas ruas. Foram duas sessões de cinema, montado na Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá, através do projeto Mostra Cinema Paradiso, de iniciativa dos organizadores do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

Para a sessão, foram selecionados filmes divertidos, numa tentativa de proporcionar lazer e entretenimento a estes profissionais. "Nunca fui ao cinema e o cinema acabou vindo até mim", disse o gari Leidineri Costa, 41 anos.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a iniciativa concretiza o trabalho de inclusão que vem sendo realizado junto aos funcionários. “Sempre buscamos a inclusão social dos nossos trabalhadores – e esta iniciativa vem ao encontro de nosso esforço, proporcionando conhecimento e cultura a todos”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, destacou o projeto inovador da mostra, que “beneficia pessoas que nem sempre têm oportunidade de acesso a cultura”.

A Mostra Paradiso foi idealizada para chegar às pessoas que não têm acesso às salas de cinema. 

Cinema Paradiso

A Mostra Cinema Paradiso tem como principal objetivo garantir o reconhecimento dos direitos sociais e culturais, inerentes à natureza do indivíduo. Esta mostra itinerante percorre instituições de saúde, assistenciais, prisionais e programas sociais com uma programação de filmes cuja temática procura minimizar os impactos causados pela atual condição destas pessoas.

Em comum, a impossibilidade temporária de liberdade – por confinamento voluntário e involuntário-, seja por motivo de saúde, problemas com a justiça, desajustes sociais e condições mínimas de sobrevivência que acabam limitando o acesso a bens artísticos.

Além das pessoas assistidas pelas instituições e órgãos envolvidos, os funcionários destes locais também são beneficiados pelo projeto. A mostra Cinema Paradiso melhora a qualidade do ambiente do trabalho e as relações, a partir do momento em que os envolvidos estão de frente ao mundo fascinante do cinema.

O projeto já acumula 15 anos, percorrendo instituições como o Programa Agente Jovem, Hospital do Câncer, AACC, Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de violência, Projeto Siminina, Projeto Ser Menino, Pronto Socorro Municipal, Programa Peti, Unidade Prisional Feminina Pascoal Ramos.