Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / ESPAÇOS DE LAZER

12 de Setembro de 2017 20h20

Trabalho de revitalização de praças é ampliado pela Prefeitura de Cuiabá

12/09/2017

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Assim como tem acontecido com as grandes praças da cidade, os espaços considerados menores também estão recebendo o mesmo cuidado da Prefeitura de Cuiabá. Vistos como importantes pontos para a socialização da população, os locais têm passado por um processo de revitalização coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, no intuito de promover a melhoria na qualidade de vida do cidadão por meio do lazer e da recreação.

Dentro deste contexto, está a tradicional Praça Mestre Inácio, situada entre a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida. do CPA) e a Rua Gago Coutinho, no bairro Araés. O ambiente foi totalmente restaurado pela atual gestão com serviços de jardinagem e paisagismo, limpeza, iluminação e pintura, dando uma nova vida a paisagem que antes passava despercebida.

O secretário José Roberto Stopa explica que o trabalho contínuo de revitalização conta com uma equipe especialmente preparada para, não somente executar o serviço inicial, mas também atuar na manutenção desses locais. Nesse cuidado pós-reestruturação, o secretário destaca ainda a importância da colaboração da sociedade no zelo ao bem público.

“Esse é um espaço que, caso não tenhamos esse olhar humanizado, ele acaba se tornando um local ocioso e sem possibilidades de uso para o cidadão. Todavia, no momento em que fazemos toda essa ação, colocando uma boa iluminação, imediatamente o espaço é tomado por pessoas do bem, o que evita, por exemplo, que a praça seja utilizada como ponto de consumo de drogas”, comentou.

O titular da pasta de Serviços Urbanos ressalta ainda que o trabalho tem sido ampliado também para os bairros mais afastados da região central. Segundo ele, a medida está sendo adotada com o objetivo de atender toda a cidade de maneira universal, oferecendo de maneira igualitária para as comunidades mais carentes a oportunidade de diversão e inclusão, através do convívio social entre famílias e grupos de amigos.

“Precisamos ter uma cidade cuidada como um todo e não só as maiores praças. Aqueles locais, situados principalmente em bairros mais periféricos, merecem todo nosso respeito e trabalho. Já temos uma série de ações sendo desenvolvidas nos bairros mais distantes da área central e vamos continuar avançando no nosso propósito de transformar a Cuiabá dos 300 anos em uma cidade melhor”, pontuou Stopa.