Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / REESTRUTURAÇÃO

10 de Outubro de 2018 11h07

Trabalho de revitalização avança ao longo dos calçadões do Centro Histórico

10/10/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Dar vida e colaborar na manutenção da atratividade de uma região de extrema importância para a construção histórica e desenvolvimento econômico da cidade. É com esse propósito que a Prefeitura de Cuiabá trabalha na revitalização calçadões do Centro Histórico da Capital. Com a disponibilidade de uma equipe fixa na localidade, o Município iniciou, em 2017, o processo de padronização dos pisos e, gradativamente, evolui ao longo dos tradicionais pontos.

Por meio desse trabalho, quem passa pela região já consegue notar a diferença visual nos calçadões das ruas Antônio Maria Coelho, Galdino Pimentel, Eng.º Ricardo Franco, Cândido Mariano e Antônio João. A recuperação conta com a substituição dos pisos antigos por tijolos e não altera o valor histórico das estruturas. Por conta disso, conta com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também com a colaboração da Associação dos Lojistas do Centro Histórico (ALCHIC). 

A atuação faz parte da proposta de resgate e valorização do Centro Histórico, que vem sendo desenvolvido pelo Executivo cuiabano com base na revitalização dos espaços públicos importantes na vida do cidadão. Dentro desse plano, a reestruturação dos calçadões complementa ações como a revitalização das praças centrais, dos canteiros e também o trabalho de recapeamento de ruas e avenidas.

“Recebemos do prefeito Emanuel Pinheiro a missão de promover medidas que valorizem essa região que tem uma importância histórica e econômica para Cuiabá. Diariamente, milhares de pessoas passam por esses calçadões e nossa obrigação como poder público é, de alguma forma, contribuir para que esse fluxo continue existindo sempre da melhor maneira possível para o cidadão. Dessa forma, além de embelezar a cidade, também ajudamos no aquecimento do comércio local”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Tijolos ecológicos

Para a execução desse serviço, a Prefeitura de Cuiabá utiliza uma alternativa simples e econômica para os cofres do Município. Trata-se dos tijolos ecológicos fabricados na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Misturando cimento, areia e água com a dedicação de um grupo de servidores, a Pasta consegue produzir uma demanda suficiente para a execução do trabalho de revitalização e ainda garantir uma reserva para manutenções posteriores.

De simples fabricação, o produto é considerado uma alternativa importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. Isso porque seu processo de confecção é feito mediante a dispensa de forno de aquecimento, evitando assim a queima de carvão ou madeira e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, tal procedimento também ajuda na manutenção da saúde dos trabalhadores, já que não existe o contato com fumaça.

Além disso, por conta de sua composição, os tijolos ecológicos possuem a característica de absorção de água, evitando o acúmulo do líquido no solo e, consequentemente, a formação de limo, o que poderia resultar em acidentes com pedestres. Para o clima da Capital, as matérias primas utilizadas ajudam também na diminuição da sensação de calor. 

Leia mais sobre o assunto:

Tijolos ecológicos fabricados pela Prefeitura garantem economia e sustentabilidade para Cuiabá