Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / MORRO DA CAIXA D'ÁGUA

24 de Abril de 2019 09h33

SUGESTÃO DE PAUTA - Prefeitura entrega museu revitalizado

24/04/2019

SECRETARIA DE INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Luiz Alves

Arquivo

Como parte da programação dos 300 anos da Capital, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega nesta quarta-feira (24), às 18h, a revitalização do Museu do Morro da Caixa D’Água Velha. Localizado na região central, o espaço faz parte da história da cidade e é um dos mais visitados por cuiabanos e turistas.

Com o objetivo de garantir todos os elementos necessários para que o público seja sempre bem recebido, o local passou por um completo trabalho de recuperação de toda sua área. O processo foi efetuado por meio de parceria entre as secretarias municipais de Serviços Urbanos; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; e Cultura, Esporte e Turismo.

A atuação garantiu melhorias na iluminação, jardinagem e paisagismo, pintura, instalação de bancos e lixeiras e recuperação do quiosque e da estrutura de atendimento aos visitantes. Além disso, como forma de melhorar o interior da estrutura, também foram instalados três aparelhos de ares-condicionados.

Construído no século XIX, o Morro da Caixa D’Água foi, por mais de 140 anos, o único reservatório da cidade. Durante esse período, a estrutura recebia o líquido diretamente do Rio Cuiabá e distribuía para as bicas espalhadas em diferentes pontos do município. As caixas, submersas e formadas por duas galerias, tinham capacidade para armazenar mais de um milhão de litros de água. 

Programação cultural

E, para celebrar mais essa ação de resgate e valorização dos patrimônios históricos da Capital tricentenária, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo preparou uma programação cultural, contemplando a população com atividades voltadas às raízes da cuiabania.

A programação terá muita música, com duas bandas tocando os tradicionais sons da terra. Também será aberta uma exposição de telas, com variados temas, pintadas também por artistas da região.

Com entrada gratuita, a exposição das telas ficará no museu durante 30 dias. As escolas e demais instituições, que quiserem fazer a visitação, o agendamento deve ser realizado com antecedência, na coordenação do museu.

Artistas como Odete Venâncio, Benedito Nunes, Adriano Nascimento, Rita Ximenes, Zilda Barradas e Waldemar são alguns dos nomes a terem seus trabalhos divulgados na exposição. Para alegrar a noite de inauguração da revitalização, cantam a banda de pop rock Assistência Técnica e também Kelvin Moraes.

Serviço:

Assunto: Entrega da revitalização do Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

Local: Rua Nossa Sra. de Santana coma a Rua Comandante Costa

Horário: 18h

Data: 24 de abril, quarta-feira