Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / MANUTENÇÃO

27 de Setembro de 2017 07h43

Serviço de poda de árvores evita transtornos e contribui para o paisagismo de Cuiabá

27/09/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Evitar transtornos resultantes de quedas parciais ou integrais de árvores e galhos em vias públicas. É com esse propósito que a Prefeitura de Cuiabá tem realizado diariamente o serviço de poda em diversos bairros e principais avenidas da Capital. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que conta com três equipes preparadas exclusivamente para a prestação desse trabalho.

Executando uma média diária de 40 podas, o procedimento conta com uma análise inicial que leva em consideração fatores como risco de queda, proximidade com muros de residências ou com a rede elétrica do município, e até mesmo a ultrapassagem do limite de crescimento da planta. As intervenções seguem um cronograma de atividades elaborado no início do ano, permitindo que o trabalho seja efetuado de maneira planejada e eficiente.

Outro ponto de importante destaque é a contribuição do serviço para o desenvolvimento adequado da vegetação. Por meio da poda, é possível fazer a eliminação de galhos mortos ou com má formação, causado pelo plantio em local inadequado para a espécie ou pelo alastramento de pragas. Todo esse cuidado evita, por exemplo, que tais problemas atinjam a árvore por completo, exigindo que em pouco tempo de vida toda a estrutura seja erradicada.

“Às vezes, a população até não entende o porquê de estarmos cortando algumas árvores, mas resposta é muito simples. A Prefeitura não tem nenhum prazer em erradicar uma árvore. No entanto, existem situações que exigem a realização do corte, seja para reduzir os riscos de acidente nas vias públicas, ou até mesmo de uma queda de energia, por conta do contato com a fiação elétrica”, explicou o secretário José Roberto Stopa.

O trabalho de manutenção é realizado pela gestão do Município exclusivamente em áreas públicas, como praças, calçadas e canteiros centrais das ruas e avenidas cuiabanas. Além de toda a preocupação com a segurança do cidadão, a ação também contribui diretamente no paisagismo da cidade. A poda melhora a estética das vegetações e ainda é possível fazer um reaproveitamento de parte dos materiais cortados para a utilização como adubo.

“Nós fazemos um controle, onde identificamos situações que apresentam alguma ameaça e, a partir disso, direcionamos nossas equipes para a realização da manutenção. Agora, o lado mais interessante do nosso sistema de podas é que transformamos praticamente tudo o que nós cortamos em adubo. Temos máquinas de tritura e realizamos esse serviço, misturando com terra preta. Isso acaba se transformando em fertilizante que, posteriormente, é utilizado na jardinagem que fazemos em toda Cuiabá”, finalizou Stopa.