Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / VIAS IDENTIFICADAS

16 de Dezembro de 2017 15h12

Serviço de emplacamento de ruas fecha o ano com mais de 1.000 atendimentos

16/12/2017

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Entendo a importância da identificação das ruas dentro de uma cidade em pleno desenvolvimento, a gestão do Município está intensificando o trabalho de emplacamento de vias nos bairros cuiabanos. Por meio dessa simples ação, a Prefeitura tem conseguido proporcionar que o cidadão situe-se de maneira mais precisa em uma determinada região, que o turista chegue ao lugar desejado com maior facilidade, e ainda que os serviços de entregas possam encontrar os endereços com maior presteza.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o serviço já possibilitou, somente neste ano, o emplacamento de mais de 1.000 ruas em diversos bairros da Capital. Buscando atender a cidade de maneira universal, a Prefeitura tem possibilitado que a ação chegue tanto em bairros situados na área central quanto nas localidades mais afastadas. Areão, Osmar Cabral, Coophema, Dr. Fábio Leite, Recanto dos Pássaros, dentre outros, estão entre os mais de 100 bairros beneficiados.

“A placa contém informações do nome da rua, Código de Endereçamento Postal (CEP), e bairro, pois é isso que norteia, por exemplo, o serviço de entrega de encomendas. É necessário lembrar que, no caso do CEP, quem fornece a numeração é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Já melhoramos muito no quesito emplacamento em Cuiabá. Os problemas que ainda temos são localizados e pequenos. É importante deixar claro que áreas não legalizadas não podem receber esse serviço”, explicou o secretário José Roberto Stopa.

Para a realização do trabalho a Secretaria disponibiliza uma equipe formada por nove pessoas que se empenham para agilizar o serviço. O procedimento para o emplacamento é simples. Por meio de um elaborado mapeamento a Pasta consegue observar as localidades que ainda não possuem a identificação e planejar uma atuação para suprir a demanda. Ainda assim, o mecanismo pode contar ainda com a colaboração dos presidentes das Associações de Moradores, que têm a opção de fazer o requerimento na sede da Secretaria.

“O líder comunitário deve apresentar um mapa completo do bairro para que possamos dar o ordenamento ao setor de emplacamento. A partir dai a equipe fará um levantamento ‘in loco’ e, estando tudo de acordo, damos início ao processo de confecção. Obviamente é preciso verificar a legislação que dá origem ao nome da rua, aprovada pela Câmara de Vereadores. Temos uma gerência de emplacamento se desdobra por toda Cuiabá para atender estas solicitações”, pontuou Stopa.