Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CONSCIENTIZAÇÃO

27 de Maio de 2017 10h09

Secretário destaca importância da colaboração da sociedade na eliminação de bolsões de lixo

27/05/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Uma cidade mais humanizada, inclusiva e que ofereça uma melhor qualidade de vida para a população. Estas são algumas das metas dos serviços de limpeza que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem desenvolvido ao logo de toda a cidade.  Com equipes distribuídas nas quatro regiões, a pasta tem conseguido não só trabalhar na limpeza diária da cidade, como também eliminar diversos bolsões de lixo encontrados principalmente em locais mais afastados da área central.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, todo esse trabalho é realizado a partir de um mapeamento feito pela Secretaria no início deste ano e que exige uma grande colaboração da sociedade cuiabana para que os resultados positivos sejam alcançados. Nesse sentido, ele ressalta a importância da conscientização em relação ao descarte irregular de lixo e também o papel fiscalizador que o cidadão pode exercer no combate as ações ilegais.

“Infelizmente em todos esses locais as pessoas comentem um grande crime contra o meio ambiente. A Prefeitura tem se empenhado para cumprir com a parte dela, mas é de extrema relevância a participação da população, pois sem a conscientização humana todo nosso trabalho acaba sendo em vão”, comentou.

Além do trabalho diário, o secretário destaca também o “Mutirão da Limpeza” como uma ferramenta fundamental para sanar este problema. Na ação, que é realizada a cada fim de semana em um bairro diferente, a Secretaria disponibiliza dezenas de servidores e também caminhões e pá carregadeiras para a execução do serviço.    

“No mutirão, além das atividades de limpeza das ruas, troca de lâmpadas, e podas de árvores e arbustos, ainda oferecemos o serviço de cata cacareco, onde o morador tem a oportunidade de fazer o descarte daqueles grandes objetos que já não são úteis, como televisão, sofá, e outros cacarecos, para que nossa equipe possa coletar e dar a destinação correta aos resíduos”, explicou.

Jardinagem

Outro ponto a ser destacado no trabalho de embelezamento é o projeto de jardinagem que a pasta tem executado em diversos pontos de Cuiabá. Nesse projeto uma equipe composta por cerca de 100 servidores extremamente capacitados é destinada para atuar em praças, rotatórias e canteiros, deixando os locais mais verdes e floridos.

“É uma política permanente da Prefeitura e que vem dando certo. Temos recebidos uma série de elogios, onde as pessoas nos abordam nas ruas para dizer que a cidade está cada dia mais bonita. Nosso plano é ter todas nossas praças e grandes avenidas floridas”, pontuou Stopa.