Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / TRANSFORMAÇÃO

26 de Abril de 2018 10h10

Rotatória da Viola de Cocho ganha novas cores com revitalização total do espaço

26/04/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

A emblemática rotatória da Viola de Cocho, localizada na intersecção entre os bairros Recanto dos Pássaros e Jardim Imperial I e II - abrangendo também outras comunidades próximas, ganhou novas cores e foi devolvida à população nesta quarta-feira (25). Com a valorização das esculturas regionais e do símbolo maior da musicalidade cuiabana, o espaço ganha também um novo significado, valorizando a porta principal de entrada da região. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, dar vida a lugares mortos é uma postura simples, mas que contribui para a reconfiguração do visual de toda a cidade. “Temos trabalhado em diversas proporções, realizando obras que abrangem os grandes centros, sem se esquivar das extremidades da Capital. E desenvolver espaços urbanos até então apagados faz parte dessa missão de garantir o crescimento exponencial e ordenado da nossa terra. Os mesmos investimentos direcionados para as áreas centrais também precisam alcançar os bairros mais longínquos, levando novos pontos de lazer e convívio comunitário. O conceito que temos para a Cuiabá dos 300 anos é que ela se transforme em uma cidade eficiente, onde os serviços públicos compreendam igualmente todas as esferas sociais. E com o apoio das lideranças comunitárias e dos representantes legislativos, creio que mais momentos como este se repetirão e veremos bairros com novas faces, refletindo a premissa da humanização na acessibilidade, paisagismo, além da valorização econômica das regiões”, afirmou. 

A mudança da atmosfera já é perceptível para os moradores locais e encantou os olhos das famílias presentes. Entre momentos registrados por meio de vídeos e fotos, a presidente do bairro Jardim Imperial I refletiu sobre a revitalização da rotatória, pontuando que ela se tornou um belo anúncio de boas-vindas para todos que chegam à região. “Parece algo pequeno, mas o efeito dessa obra é realmente significativo. Com o calçamento que garante acessibilidade e um paisagismo cativante, o entorno mudou mesmo a cara do bairro, transformando também a apresentação inicial da região. As novas cores estampadas na viola de cocho e nas esculturas reforçam ainda mais o valor da nossa cultura e trazem a alegria da cuiabania, aliado à toda iluminação que melhora a visibilidade, tanto para pedestres, bem como para condutores”, disse.

Este cuidado em garantir o embelezamento, junto à tranquilidade e segurança, foi um dos critérios cruciais para a revitalização da rotatória. Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a união de forças com a pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano acarretou em um trabalho completo, que resultou também na melhoria da jardinagem, através da troca da grama e aplicação de novas plantas oriundas do Horto Florestal, além da instalação de calçadas, que permitem a trafegabilidade adequadamente aos cadeirantes. 

“A nossa filosofia é firmada no respeito a todo e qualquer cidadão cuiabano e por isso temos percorrido Cuiabá observando clinicamente aquelas áreas que se encontram em situação de abandono. Mudar a face da nossa cidade implica em revigorar os pequenos, médios e grandes espaços e a entrega da rotatória representa este equilíbrio na gestão municipal, que busca os interesses gerais de toda a população. Esta nova obra muda a percepção da comunidade em relação à região onde mora, estimulando os moradores a valorizá-la ainda mais, nutrindo também um sentimento de orgulho por saber que um ponto de referência tão comum da cidade ganhou ares artísticos, indo além de seu papel na garantia da mobilidade urbana”, concluiu o gestor.

A entrega da revitalização da Rotatória da Viola de Cocho contou também com a presensa dos vereadores Juca do Guaraná e Luís Cláudio.