Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / HOMENAGEM

16 de Maio de 2018 10h12

Reconhecimento e gratidão marcam café da manhã no Dia do Gari

16/05/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá promoveu nesta quarta-feira (16), data em que é comemorado nacionalmente o Dia do Gari, um grande café da manhã para os agentes de limpeza que atuam nas quatro regiões da capital. A ação, que seguiu determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, foi uma homenagem e agradecimento por toda a dedicação demonstrada pelos servidores que, diariamente, percorrem dezenas de quilômetros em busca de um só objetivo: garantir que a cidade se mantenha limpa e bem cuidada.

Em Cuiabá, a coleta de resíduos conta com mais de 300 trabalhadores que, divididos em turnos, vivem uma verdadeira rotina de atletas. Pelas milhares de ruas da cidade eles correm, levantam pesos, arremessam e, ao fim de cada jornada, sustentam o orgulho de terem mais uma vez contribuído para a construção de uma cidade melhor para cada cidadão. Todo esse esforço foi reconhecido nesta manhã pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que aproveitou o momento de celebração para direcionar honrarias aos trabalhadores responsáveis por todo sucesso alcançado pelo município dentro desse quesito.

“Especialmente em Cuiabá, esses pais e mães de família realizam um trabalho dedicado, esforçado, e altamente comprometido. Se há esse sucesso e uma boa avaliação da cidade no quesito coleta de lixo, devemos aos garis, que desde as primeiras horas do dia promovem esse serviço e conseguem garantir uma cidade muito melhor para se viver. É um trabalho que zela pela saúde, pelo meio ambiente e pelo bem-estar de cada bairro. Esse dia tão importante não poderia passar em branco na nossa gestão. Eles são os verdadeiros heróis anônimos que atuam na ponta para que todos nós colhamos os frutos de uma cidade mais bela e sustentável”, destacou o prefeito.

Para o secretário municipal de Serviços Urbano, José Roberto Stopa, a celebração foi uma maneira simples encontrada pela pasta de evidenciar a importância dos funcionários dentro de todo contexto social. “Muitas vezes eles não recebem o devido valor da sociedade. Todavia, devemos admitir que sem eles a cidade viveria um caos. Por isso, junto com o prefeito Emanuel Pinheiro, agradecemos toda dedicação com que fazem a coleta, tanto de dia quanto no período da noite”, salientou Stopa.

O presidente da Locar Saneamento Ambiental, Carlos Buarque, ressaltou que o trabalho de recolhimento de lixo possui uma importância imensurável, visto que, além de contribuir para o embelezamento da cidade, ainda é uma ferramenta auxiliadora na saúde pública. “Esse café da manhã foi uma pequena retribuição ao trabalho diário que eles fazem. Sempre que possível, temos que reforçar essa gratidão com nossos agentes de limpeza, que são pessoas que não medem esforços para cumprir com suas funções”, explicou.

Trabalhando há sete meses no recolhimento de resíduos, a agente de limpeza Stela Maris Spindola, de 41 anos, é um dos exemplos de empenho na limpeza da cidade. Umas das únicas mulheres a atuar diretamente na coleta diária, Stela comentou que receber a homenagem pela realização de uma tarefa nada fácil serve como motivação para continuar desempenhando o fundamental papel. “A gente nunca está pensando em ter reconhecimento, trabalhamos porque gostamos do que fazemos. É muito legal ter momentos como este, pois a atividade que desenvolvemos não é nada fácil. Faça chuva ou sol, estamos sempre empenhados para realizar nosso serviço”, pontuou a agente de limpeza.