Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Ação conjunta

23 de Julho de 2016 11h58

Realizado o segundo mutirão de limpeza no Morro da Luz

23/07/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

Equipes de Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Defesa Civil e diversas organizações não governamentais uniram forças na manhã deste sábado (23), para realizar o segundo mutirão de limpeza do Morro da Luz. O trabalho contou com o apoio de vários voluntários e faz parte de uma extensa iniciativa que visa revitalizar o espaço.

“É um trabalho denso e contínuo. Ao realizarmos a limpeza do Morro da Luz, estamos fortalecendo o compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população. Esse parque faz parte do coração de Cuiabá e precisa ser devolvido a ela, de forma digna e justa. Já fizemos um audacioso projeto com o Parque Tia Nair, que hoje é referência, e pretendemos repetir com  o mesmo  empenho aqui. Esta união de forças simboliza o início de uma belíssima transformação neste local”, afirmou José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.

Para a Defesa Civil, a limpeza do Morro da Luz mostra que este espaço pode e deve ser movimentado pela população e que esta etapa já anuncia uma nova fase para o parque. Segundo o coordenador do órgão, José  Pedro Zanetti, o objetivo do município é tornar o local um ambiente saudável de convivência mútua, onde há segurança constante.  

“Já iniciamos um estudo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que visa mapear o parque, suas fragilidades, seus pontos fortes e avaliar qual a forma que a gestão pública pode operar para que ele volte a se tornar um local de grande circulação. Sabemos que a limpeza é apenas um aspecto dentro deste imenso universo, que envolve monitoramento, segurança permanente, iluminação pública e até mesmo a possível movimentação comercial por meio da concessão de áreas para quiosques. E para que isso seja feito de maneira meticulosa e precisa, estamos envolvendo diversos setores, tanto públicos como membros da sociedade civil. Cremos que se este espaço pertence ao cidadão, nada mais justo que ele se envolva neste processo. É por isso que a participação popular neste mutirão é também tão valiosa”, revelou.

Se envolver com a transformação de espaços públicos ambientais é também o principal foco da ONG Teoria Verde, liderada pelo ambientalista Jean Pelicari. Segundo o fundador da organização, o objetivo dessa ação é sensibilizar a população a se engajar com a preservação de áreas como esta, a fim de que tenhamos uma qualidade de vida muito maior.

“No primeiro mutirão que fizemos, retiramos cerca de duas toneladas de lixo do Morro da Luz e percebemos que muitas pessoas não têm a dimensão de quão nocivo é viver cercado por resíduos sólidos descartados de forma indevida. A natureza é prejudicada e os reflexos disso são sentidos na nossa pele. A preservação ambiental não é uma questão de capricho, mas sim uma necessidade da vida humana. Temos aqui uma área verde que se encontra no centro de Cuiabá, o que me faz questionar: Quantas capitais podem se dar ao luxo de desfrutar de um espaço desse porte? É por isso que devemos olhar com carinho para o parque, assumindo a responsabilidade que não pertence apenas ao setor público. Isso aqui é nosso e precisamos cuidar”, contou.

Para o Movimento de Combate aos Crimes Contra Dignidade, o trabalho desenvolvido em parceria tem efeitos muito mais amplos que a conservação ambiental. Além de conferir a qualidade necessária que o espaço precisa, essa postura contribui para a coibição de casos de estupro, abuso de menores e qualquer outro tipo de violência.

“Muito mais que limpeza, esta proposta da os primeiros passos em direção à segurança pública do Morro da Luz. Infelizmente hoje o espaço foi deixado à deriva e está rendido à marginalidade, mas vamos mudar essa realidade. Com o apoio da gestão pública municipal e estadual, este parque receberá novos ares aos moldes do Mãe Bonifácia, onde há conforto, oportunidades de lazer e tranqüilidade para todos”, disse Marco Machado, membro do movimento.

Contribuir para essa intensa missão de revitalização do local é também um compromisso social, segundo Elizangela de Souza, a única moradora da região do Morro da Luz. Para a dona de casa, ver o parque movimentado e repleto de famílias seria a realização de um sonho antigo.

“Moro em uma casa que foi presenteada pelo avô do meu marido, construída há muitos anos. Nosso lar é parte da história da construção de Cuiabá, oriunda da parte mais antiga da cidade. E mesmo assim, esta é a primeira vez que venho ao Morro da Luz. Estou encantada com a riqueza deste espaço e gostaria muito que minhas filhas pudessem conviver aqui, ao invés de ficarem apenas restritas ao ambiente doméstico. Mas para que isso seja possível, uma transformação plena precisa ser feita. Creio que com o apoio e trabalho conjunto das gestões públicas e da população, vamos conseguir retomar esse lugar e romper com essa situação de abandono”, concluiu a também voluntária.