Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Cidade Verde

25 de Janeiro de 2017 14h05

Projeto de jardinagem deixa Cuiabá mais bela e combate bolsões de lixos

25/01/2017

BRUNO VICENTE

Michel Alvim

Arquivo

Um trabalho contínuo e que deixei a cidade cada vez mais bela. Essa é meta do projeto de jardinagem que vem sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Serviços Urbanos. Ao longo de toda a Capital, o cuiabano, e também quem vem de fora, pode observar as praças, rotatórias e canteiros mais floridos. De acordo com o secretário José Roberto Stopa, o programa é planejado para ser realizado de maneira gradativa e com qualidade. 

“É uma política permanente da Prefeitura e que vem dando certo. Temos recebidos uma série de elogios, onde as pessoas nos abordam nas ruas para dizer que a cidade está cada dia mais bonita. Nosso plano é ter todas nossas praças e grandes avenidas floridas”, contou Stopa. 

O secretário destaca também que, além do embelezamento, a jardinagem contribui no combate a outra grande dificuldade enfrentada pelo município: o descarte ilegal de lixo. Conforme destacou Stopa, foi registrada uma grande queda desse tipo de problema em áreas que passaram pelo processo de revitalização. Como exemplo, ele cita os casos do Córrego do Barbado e a Avenida Dante de Oliveira.

“No Barbado plantamos Ipês, Espirradeiras e Jasmim. Lá tínhamos um histórico de toda semana tirar caminhões de lixos da beira do rio. A partir do momento que realizamos esse trabalho, conseguimos reduzir isso em 90%. O mesmo acontecia na Dante de Oliveira, onde também jardinamos e não tivemos mais histórico com esse problema”, afirmou.

Para o secretário, os resultados demonstram que nos locais onde as pessoas observam uma aparência mais bonita existe um receio maior de se fazer o descarte de resíduos. Por conta disso, ele frisa que, dentro desse projeto, o desafio mais importante é conservar o visual. Nesse sentido, Stopa relata que a equipe de jardinagem conta com cerca de 100 servidores extremamente capacitados para realizar os trabalhos. 

“O maior trabalho é manter essa paisagem, isso tem que ser bem destacado. Até porque, se não for limpo constantemente, nascem ervas daninha e desaparecem as flores”, explica.

Segundo o gestor da pasta de Serviços Urbanos, atualmente, a equipe está trabalhando no embelezamento da Praça Major Bueno, onde os serviços devem ser finalizados até amanhã. Logo em seguida, os servidores partirão para o viaduto do Despraiado, que será beneficiado com o projeto. 

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif