Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / INFRAESTRUTURA

08 de Junho de 2018 15h22

Programa "Minha Rua com Calçada" é levado para o bairro Novo Colorado

08/06/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está levando mais um benefício para o bairro Novo Colorado, localizado na região Oeste da Capital. Por meio de um trabalho em parceria entre o Executivo municipal e a Associação de Moradores, a comunidade irá receber aproximadamente três quilômetros de passeios públicos. A ação de infraestrutura é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e faz parte do programa “Minha Rua com Calçada”, implantada no ano passado pelo prefeito Emanuel Pinheiro com o objetivo de oferecer mais segurança aos pedestres cuiabanos.

A atuação no Novo Colorado foi definida na noite dessa quinta-feira (07) em uma reunião entre representantes do Município e mais de 70 moradores da localidade. Conforme acordado no encontro, a execução do programa será dividida entre as etapas de levantamento e cadastramento das ruas e a construção das estruturas. Ficou definido ainda que caberá à Prefeitura o fornecimento de todo material necessário para a edificação dos passeios. Já a mão de obra ficará por conta dos moradores, contando com o auxílio de um profissional da Secretaria de Serviços Urbanos.

Com 24 anos de existência e cerca de 1.700 habitantes, o Novo Colorado está passando por uma verdadeira transformação em termos de benefícios para a população. Desde 2017, o bairro tem recebido um conjunto de ações da Prefeitura, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. As intervenções acontecem nos mais variados campos e vão desde a inclusão no programa de regularização fundiária “Meu Lar, Minha Conquista”, passando pela reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e chegando também na pavimentação de 100% da comunidade, por meio do “Minha Rua Asfaltada”.

“Os programas 'Minha Rua Asfaltada' e 'Minha Rua com Calçada' caminham juntos. Não podemos asfaltar milhares de ruas e deixá-las incompletas, sem essa estrutura que é de extrema importância para o pedestre. Além disso, a falta de calçada é algo que pode prejudicar a longevidade da pavimentação. Em todos os bairros que chegamos com as obras de asfaltamento é princípio básico que esse serviço seja feito com total qualidade. Isso inclui entregar para os moradores, não só o asfalto, como também a drenagem e todo calçamento. No Novo Colorado não está sendo diferente. Estamos mais uma vez cumprindo com o nosso compromisso de entregar para população aquilo que há de melhor”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

O “Minha Rua com Calçada” foi colocado em prática pela Prefeitura em outubro de 2017 e, somente até janeiro deste ano, promoveu o equivalente a mais de 20 mil metros de construção de passeios públicos em bairros de diferentes regiões. A ação conta com cinco equipes disponibilizadas exclusivamente para a execução do serviço e já alcançou, até o momento, locais como o Três Barras, Campo Verde, Carumbé, Pascoal Ramos, Jardim Ubatã, e Jardim União.

Além disso, buscando a ampliação do programa, a Prefeitura passou a levar a operação de infraestrutura para os equipamentos públicos municipais. A medida está sendo realizada tomando como base um mapeamento, que identificou as estruturas que possuem ausência total ou parcial do ponto destinado ao tráfego de pedestres, bem como a existência de calçamento irregular. A proposta está atendendo as instalações ligadas as secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e Assistência Social e Desenvolvimento Humano, totalizando mais de 83 mil metros a serem construídos ou revitalizados.

“A edificação de calçadas é uma medida que melhora a aparência e valoriza os bairros contemplados. Estamos desenvolvendo essa parceria com as Associações de Moradores para que, juntos, possamos construir uma cidade melhor em todos os sentidos. No entanto, entendemos que o Município tem que dar o exemplo e cuidar dos passeios pertencentes aos órgãos municipais. A demanda na nossa cidade é grande, mas já temos várias comunidades e equipamentos públicos mapeados. Tenho a certeza de que vamos conseguir cada vez mais avançar e sanar esse déficit”, finaliza o secretário José Roberto Stopa.