Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / MINHA RUA COM CALÇADA

05 de Fevereiro de 2018 16h44

Programa de construção e recuperação de calçadas é estendido para equipamentos públicos municipais

05/02/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está ampliando as ações do programa “Minha Rua com Calçada”, neste ano de 2018. Iniciado em 2017 com o objetivo de promover a construção e recuperação de passeios públicos dos bairros mais distantes da região central, a operação de infraestrutura passou a ser estendida também para os equipamentos públicos municipais. O trabalho de melhoria foi iniciado na primeira semana de janeiro na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Doze de Outubro, situada no bairro Residencial Itamarati, onde mais de 100 metros estão sendo realizados. A previsão é de que em 10 dias o trabalho seja finalizado.

A medida está sendo executada tomando como base um mapeamento feito pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, identificando a existência de prédios com a ausência do ponto destinado ao tráfego de pedestres ou classificado como com calçamento parcial e calçamento irregular. A proposta deve atender, até o fim de 2018, instalações ligadas as secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e Assistência Social e Desenvolvimento Humano, totalizando mais de 83 mil metros construídos ou revitalizados.

“A iniciativa contribui para a valorização dos bairros contemplados. Porém, entendemos que para que o Município possa exigir que o empresário ou morador de alguma residência faça sua calçada, nós também temos que dar exemplo e cuidar dos passeios pertencentes aos órgãos municipais. Por isso, iniciamos esse trabalho na EMEB Doze de Outubro, onde o espaço estava servindo como área de descarte ilagal de lixo e, posteriormente, levaremos para outros prédios. É uma maneira que encontramos de promover a humanização, garantindo acessibilidade e segurança aos pedestres”, explica o secretário José Roberto Stopa.

O programa “Minha Rua com Calçada” foi colocado em prática pela Prefeitura em outubro de 2017 e, somente nos três primeiros meses de implantação promoveu o equivalente a mais de 20 mil metros de construção de passeios públicos em cinco bairros de diferentes regiões. A ação conta com cinco equipes disponibilizadas exclusivamente para a execução do serviço e já atendeu até o momento os bairros Três Barras, Campo Verde, Carumbé, Pascoal Ramos e Jardim Ubatã.

“Temos os bairros e equipamentos públicos todos mapeados e, gradativamente, vamos avançar durante o ano, no intuito de sanar esse tipo de problema. Sabemos que a demanda é grande e que não é algo que será solucionado da noite para o dia, mas temos a certeza que, mantendo esse empenho e seguindo nosso planejamento e a orientação do Prefeito Emanuel Pinheiro, podemos ultrapassar mais de 30 mil metros de calçadas construídas neste ano. É pesando nisso que já estamos trabalhando para ampliar o número de equipe para 10”, pontua Stopa.