Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / MINHA RUA COM CALÇADA

12 de Janeiro de 2018 15h21

Programa chega a 20 mil metros de calçadas construídas em apenas três meses de implantação

12/01/2018

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Iniciado em outubro de 2017, o programa “Minha Rua com Calçada” já promoveu o equivalente a mais de 20 mil metros de construção de passeios públicos em cinco bairros de diferentes regiões da Capital. Contando com esquipes disponibilizadas exclusivamente para a execução desse trabalho, o programa contemplou até o momento os bairros Três Barras, Campo Verde, Carumbé, Pascoal Ramos e Jardim Ubatã. 

Idealizado com o objetivo de viabilizar a edificação e recuperação dos espaços destinados ao pedestre, a ação de infraestrutura é vista ainda como uma maneira simples e prática de valorização dos bairros cuiabanos, principalmente daqueles situados em regiões mais afastadas da área central. Além disso, o “Minha Rua com Calçada” vai ao encontro do princípio de humanização e inclusão, que tem sido desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá.

“É um trabalho que segue a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em atender as comunidades mais carentes. Buscamos fazer uma gestão próxima da população e presente nos bairros. Isso tem nos permitido identificar, com uma maior eficiência, as situações mais urgentes de cada região. A partir dessas vistorias, lideradas pelo prefeito, foi estabelecida a elaboração de um projeto que atendesse esse tipo de demanda”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.   

A escolha dos bairros beneficiados é feita a partir de um mapeamento realizado pela pasta, no intuído de identificar as localidades que apresentam uma maior necessidade. A partir desse levantamento, é montando um cronograma de atuação que leva em consideração todo tempo essencial para o início e término das etapas de preparação do solo, concretagem e acabamento. O titular da Secretaria esclarece ainda que, após a realização do serviço, é imprescindível que o morador tenha o cuidado de manter a estrutura em bom estado de conservação.

De acordo com Stopa, o programa foi implantado para operar de forma contínua e beneficiar o maior número de bairros possíveis durante quatro anos. Para 2018, a meta da Secretaria é ampliar o número de equipes de cinco para pelo menos 10, dobrando assim a quantidade de comunidades atendidas e ultrapassando a marca de 30 mil metros de calçadas construídas.

“O número alcançado até o momento é extremamente positivo, mas temos a noção de que ainda é pouco para as dimensões do município. Por conta disso, já estamos planejando essa ampliação do nosso quadro de trabalhadores e acredito que dentro de dois meses isso possa ocorrer. Se continuarmos dando essa sequência, com certeza iremos mudar para melhor o embelezamento desses bairros e, principalmente, garantir acessibilidade e segurança aos pedestres”, finaliza o secretário.