Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / PRAÇA PÚBLICA

19 de Julho de 2018 11h02

Prefeitura trabalha na construção de mais um espaço de lazer para a população

19/07/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Dando seguimento à política de descentralização dos espaços de lazer na Capital, a Prefeitura de Cuiabá está preparando a entrega de mais uma praça pública. Desta vez, a equipe de servidores do município está atuando na revitalização da estrutura situada no bairro Jardim Universitário. Recebendo um investimento de aproximadamente R$ 150 mil, a obra está em fase adiantada e, conforme o cronograma de trabalho, tem como data marcada para a inauguração o próximo dia 28.

Construído na Rua 27, o local encontrava-se sem condições de uso, tirando, dessa forma, a possibilidade do desenvolvimento de atividades de recreação e integração entre os moradores da comunidade. Nesse sentindo, buscando cumprir com o objetivo de elevar a qualidade de vida do cidadão e, ao mesmo tempo, assegurar o embelezamento da cidade, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou que as secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano se empenhassem na recuperação da área degradada.

“Estamos revitalizando uma praça que estava completamente abandonada, degradada e depredada. Em poucos dias, o Jardim Universitário terá um local totalmente novo para ser aproveitado entre familiares e amigos. É pensando nisso que estamos buscando democratizar a atuação do poder público e trabalhando para levar esse benefício para centenas de bairros. Obviamente, não temos o aporte financeiro e a mão de obra para estar nas mais de 300 comunidades simultaneamente. Todavia, de forma organizada e sistemática, vamos seguir ampliando a ação e levando-na para os cidadão que mais precisam”, conta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Conforme explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a praça está recebendo toda a melhoria estrutural referente à iluminação pública, pintura, limpeza, construção de piso, além das atividades de jardinagem e paisagismo. Indo mais além, também serão edificados uma academia ao ar livre, com diferentes aparelhos de ginástica, e um playground, onde as crianças poderão usufruir de diversos brinquedos. Para o titular da pasta, a instalação desses equipamentos é uma forma de estimular a frequência dos moradores no local.

“Precisamos dar vida a essas estruturas. Em tempos passados, quando se fazia uma praça, eram colocados alguns bancos, iluminação e nada muito diferente disso. Agora, estamos trabalhando de forma mais completa, buscando entender melhor o dia a dia da comunidade para que possamos fomentar a ocupação do local. Por isso estamos colocando uma série de implementos, para fazer com que as pessoas possam estar nesse espaço com assiduidade”, comenta Stopa.

O secretário destaca ainda que, assim como já acontece em outras regiões, faz parte da política da Prefeitura buscar o trabalho em parceria com a própria comunidade, no intuito de garantir a preservação do patrimônio. Ele salienta que para manter o local limpo, bem cuidado e também assegurar a conservação dos equipamentos instalados - além da intervenção do Executivo - é necessário que se estabeleça uma participação ativa dos moradores dentro desse processo.  

“Se andarmos por Cuiabá, será possível notar que estamos em dezenas de bairros diferentes realizando os serviços de jardinagem, limpeza e outras medidas de zeladoria. Nossas equipes estão distribuídas fazendo a parte que cabe ao município, mas sempre contando com a contribuição da população. Somente assim teremos uma estrutura de qualidade por um longo tempo. Se a comunidade não participar ativamente na preservação desses equipamentos, nunca conseguiremos chegar à Cuiabá que queremos: humanizada, com respeito ao cidadão e ao dinheiro público”, conclui o secretário.