Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CATA-TRECO

29 de Agosto de 2017 09h44

Prefeitura recolhe materiais inservíveis em cinco bairros durante esta semana

29/08/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Executado pela Prefeitura de Cuiabá com o objetivo de oferecer aos moradores das comunidades beneficiadas a oportunidade de realizar o descarte correto de materiais inservíveis, o programa “Cata-treco” está contemplando mais cinco bairros durante esta semana. Além do Parque Atalaia e Jardim Imperial II, que receberam o programa nesta segunda-feira (28), o Altos da Boa Vista, o Conjunto Habitacional Marechal Cândido Rondon, e Pascoal Ramos, também serão atendidos até o próximo sábado (02).

Coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o “Cata-treco” é realizado a partir de um planejamento montado pela atual gestão, no intuito de transforma a capital mato-grossense em uma das cidades mais limpas do Brasil. Com mais de 100 atendimentos finalizados em pelo menos 70 bairros diferentes, o programa já fez o recolhimento de centenas de toneladas de lixo, dando o seguimento apropriado aos resíduos sólidos. A ação é contínua e visa atender todas as localidades cuiabanas de maneira universal.

“É um trabalho onde temos a meta de atender permanentemente todos os bairros do município, ajudando na diminuição de bolsões de lixo e também colaborando na eliminação de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e do zika vírus. Também utilizamos a ação como uma ferramenta importante na melhoria da qualidade de vida do cidadão e na preservação do nosso meio ambiente”, comentou o secretário José Roberto Stopa.

Conforme o cronograma de trabalho, após finalizar o serviço nos bairros Parque Atalaia e Jardim Imperial II, a equipe de trabalho se deslocará para o Altos da Boa Vista, nesta terça-feira, prosseguindo na sequência para o Conjunto Habitacional Marechal Cândido Rondon, na quinta-feira (31), e Pascoal Ramos, no sábado.

“Disponibilizamos nossos caminhões e também uma equipe composta por cerca de 20 servidores, para que o morador do bairro beneficiado tenha a chance de descartar de maneira segura e dentro da lei itens que não tem mais utilidade. Passamos pelas ruas coletando objetos como sofás, geladeiras, televisores, e outros vários matérias. Por isso, pedimos a colaboração do morador, para que antecipadamente ele já faça a limpeza de seu quintal e deixe esses objetos separados para o recolhimento”, explicou o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.