Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CAMPANHA LEVE

21 de Março de 2019 15h40

Prefeitura participa de ação de recolhimento de materiais eletrônicos

21/03/2019

BRUNO VICENTE

Divulgação

A Prefeitura de Cuiabá participará da segunda edição da Campanha Leve. O evento, que inicia na próxima segunda-feira (25) e segue até o próximo dia 30 de março, estimula o descarte correto de materiais eletrônicos. A ação é uma iniciativa do grupo Teoria Verde e, além de fomentar a prática de preservação ambiental, cumpre com um importante papel social ao reverter 100% do valor arrecadado com a venda dos objetos para o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan).

Na edição realizada no ano passado, foram recolhidas cerca de três toneladas de lixo eletrônico, resultando em uma quantia de R$ 16.035,00. Para este ano, a organização da campanha deve disponibilizar pelo menos sete pontos de entrega em Cuiabá e um em Várzea Grande. A Prefeitura, além de ser um dos pontos, também doará uma quantidade de eletrônicos inservíveis e disponibilizará um veículo do Cata-treco para fazer o recolhimento dos materiais nos pontos de coleta.

Também estão previstos pontos de coleta nos seguinte locais: HCan, Ecodescarte (Poção), IFMT Bela Vista, Carvalina Transporte (Av. Beira Rio), Associação dos Moradores do Bairro Jardim das Américas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Mato Grosso Rações (Várzea Grande). Dentre os inservíveis, o cidadão pode descartar celular, computador, televisão, rádio, bateria e todo tipo de peças em geral.

“Uma das principais bandeiras do prefeito Emanuel Pinheiro é o desenvolvimento de uma gestão que se preocupa com a sustentabilidade. Nesse sentido, incentivar e participar de projetos como este é sempre uma grande oportunidade de fortalecer esse trabalho. A Prefeitura tem seus projetos internos, mas isso não impede de continuar se envolvendo em ações que colaborem com preservação do nosso meio ambiente”, comenta o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O diretor do Teoria Verde, Jean Pelicari, explica que o descarte incorreto de resíduos eletrônicos potencializa os problemas ambientais. Isso porque, conforme relata Jean, os aparelhos são compostos por substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio, que possuem alto poder de contaminação do solo e das águas.

“Normalmente esses aparelhos levam um tempo ainda maior para se decompor naturalmente. Outro fato é que, quando descartadas incorretamente, esses materiais deixam de ser reaproveitados. Com a campanha trabalharemos na esfera educacional e também social. Nossa ideia é que o balanço de quantidade recolhido e valor a ser doado seja apresentado na celebração dos 300 anos, como mais um presente para Cuiabá”, pontua o diretor.