Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / DISQUE CIDADE VERDE

03 de Outubro de 2017 16h44

Prefeitura mobiliza a população com a doação de mudas nativas

03/10/2017

ANDRESSA SALES

Vicente Aquino

Com a meta de atingir 300 mil mudas para o plantio de árvores, o Disque Cidade Verde está envolvendo a população a participar da ação mobilizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com o objetivo de implantar uma política ambiental no município. Somente nas primeiras semanas, mais de 250 pedidos foram feitos por telefone ou via Whatsapp. As equipes de trabalho começarão o plantio nesta quarta-feira (04).

“Basicamente a Secretaria fará todo o trabalho, desde a separação das mudas, deslocamento, identificação dos locais, análise do espaço físico e compatiblidade das plantas, recorte da calçada, abertura do buraco, restando ao morador acompanhar e dar seguimento ao processo”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O secretário explicou ainda que todo o procedimento feito pela equipe não prejudicará as adequações de acessibilidade.

O plantio realizado dentro do perímetro urbano seguirá, além da solicitação do tipo de muda desejado pelo requisitante, os padrões estabelicidos pelo decreto n° 5.144 de 15/02/2012, que institui as normas de orientação dos trabalhos realizados pelo poder público municipal, bem como as atividades de plantio realizadas por particulares no ambiente urbano, que, obrigatoriamente,  deverão seguir orientação do órgão competente.

A Prefeitura elaborou um termo de adoção e responsabilidade expedido para cada muda plantada no perímetro urbano, oriundas do programa Disque Cidade Verde, com a intenção de obter informações sobre o crescimento das espécies e ainda o comprometimento dos responsáveis em cumprir o que determina a legislação. Em caso de descumprimento das determinações, cabe a prefeitura notificar o responsável e se necessário aplicar as penalidades da lei municipal.

As espécies disponivéis para a doação são as do tipo arbóreas como ipês, cambarás, jacarandá, pitombeiras, e as do tipo arbustivas como jabuticaba, pau-ferro, ipês de jardins, entre outros.

Os telefones para a doação de mudas e outras informações são: 3645-5517 ou 99331-7826 (Whatsapp) e na página do facebook da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O programa de doação de mudas é feita em parceria com o Tribunal de Justiça.