Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / GRANDE AÇÃO

02 de Junho de 2017 18h08

Prefeitura leva Mutirão da Limpeza ao bairro Jardim Vitória neste sábado

02/06/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

O bairro Jardim Vitória irá receber neste sábado (03) o projeto Mutirão da Limpeza. Desenvolvido pela Secretaria de Serviços Urbanos, a ação permanente percorre a cada fim de semana um bairro diferente, levando até as localidades contempladas os serviços de limpeza das ruas, troca de lâmpadas, retirada de bolsões de lixos e podas de árvores e arbustos. 

A Secretaria tem realizado o projeto visando também colaborar no combate do alto índice de incidência do mosquito Aedes aegypti. Conforme Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgados no mês de maio, o bairro, localizado na Região Norte, se encontra entre aqueles que apresentaram alto risco de infestação. Além dele, Jardim Florianópolis, Três Poderes, Dr. Fábio e Altos da Serra, situados na mesma região, também se estão em igual condição.

Nesta edição, serão disponibilizados cerca de 300 servidores, que desde as primeiras horas do dia estão desenvolvendo o trabalho de limpeza na localidade. Além de todo aparato humano, 20 caminhões caçamba e maquinário do tipo pá carregadeira também estarão prestando auxílio na eliminação de depósitos irregulares de lixo, que possivelmente possam ser encontrados no bairro.

Todo planejamento da Prefeitura de Cuiabá é feito pensando em desenvolver um trabalho eficiente, assegurando uma aparência mais bela nos bairros e uma melhor qualidade de vida aos moradores. Nesse sentido, o secretário José Roberto Stopa destaca a importância da integração da comunidade ao projeto.

“É extremamente importante que haja essa colaboração da sociedade. Sempre orientamos antecipadamente que os moradores façam a limpeza em seus quintais, identificando aquele grandes objetos que já não são uteis, como televisão, sofá, e outros cacarecos, e deixe-os separados para que nossa equipe possa coletar e dar a destinação correta aos resíduos”, comentou o Stopa.

LIRAa

O LIRAa é um estudo realizado quatro vezes ao ano pelo Centro de Controle de Zoonoses, no intuito de medir o índice de infestação em períodos de chuva, estiagem e transição, e identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

O Programa Nacional de Controle da Dengue define que no LIRAa os bairros que apresentam índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e superiores a 4% estão com risco de epidemia de dengue.

Confira aqui o Alerta de Risco para Transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika.