Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / GRANDE AÇÃO

30 de Junho de 2017 07h19

Prefeitura leva Mutirão da Limpeza ao bairro Areão no próximo sábado

30/06/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Apontado pelo último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) como integrante do grupo com altíssimo risco de incidência do mosquito, o bairro Areão recebe no próximo sábado mais uma edição do “Mutirão da Limpeza”. O programa, que tem como principal objetivo promover a limpeza e embelezamento das comunidades cuiabanas, também tem sido um importante auxiliador no combate ao inseto transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Ao todo serão levados para esta ação mais de 250 servidores para a execução dos serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, poda de árvores e arbustos, e troca de lâmpadas nos postes de iluminação pública. Além disso, cerca de 20 caminhões caçamba e pelo menos duas pás carregadeiras estarão disponibilizados para a assistência na eliminação de bolsões de lixo.

“Nosso trabalho é fruto de um mapeamento que realizamos ainda no início do ano, onde foi possível identificar os bairros em situação mais urgente em relação à infestação do mosquito. Esse é um programa que executamos para deixar a cidade mais limpa e também contribuir para a melhoria na qualidade de vida do cidadão”, comentou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Outro ponto importante do programa é o chamado “cata cacareco”, que trata-se do recolhimento de bens inservíveis descartados pelos moradores do bairro contemplado. Através dessa etapa, a população tem a oportunidade de dar a destinação correta a materiais como televisores, sofás, geladeiras e outros resíduos que poderiam servir como foco de reprodução do mosquito Aedes.  

“Coletamos nesses locais tudo aquilo que a coleta de lixo normal não faz o recolhimento. É um trabalho de grande importância para Cuiabá, por isso é extremamente necessária a participação efetiva dos moradores”, pontuou Stopa.