Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / 39ª EDIÇÃO

11 de Agosto de 2017 15h07

Prefeitura leva Mutirão da Limpeza ao bairro Alvorada neste sábado

11/08/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá leva neste sábado (12) para o bairro Alvorada a 39ª edição do programa “Mutirão da Limpeza”. O bairro, localizado na Região Oeste da Capital, receberá a partir das 7h cerca de 250 servidores que atuarão na localidade prestando os serviços de limpeza de ruas, pintura de meio-fio, roçagem, poda de árvores, troca de lâmpadas em postes de iluminação pública, além da eliminação de bolsões de lixo e do “Cata-treco”, responsável por fazer o recolhimento de bens inservíveis descartados pelos moradores.

A ação é realizada visando também colaborar no combate do alto índice de incidência do mosquito Aedes aegypti. Conforme o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o bairro foi apontado como integrante do grupo que apresenta alto risco de infestação do mosquito. Além dele, Novo Colorado e Despraiado, situados na mesma região, também pertencem ao conglomerado.

“Todo nosso planejamento é feito pensando em desenvolver um trabalho eficiente, assegurando uma aparência mais bela nos bairros e uma melhor qualidade de vida aos moradores. Dentro desse plano é fundamental contar com a colaboração da população para que possamos combater esse inseto que vem causando tanto mal”, comentou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

A ação permanente cumpre com o cronograma de trabalho montado no início do ano, no intuito de atender todos os bairros da cidade, melhorando a qualidade de vida da população cuiabana. Nesse sentido, o diretor de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio Nunes, destaca que os trabalhos contarão com grandes maquinários que ajudarão no recolhimento de todo despejo.

“Teremos pelo menos 20 caminhões e também de outras máquinas necessárias para a limpeza. Tudo isso nos foi disponibilizado para que realmente consigamos fazer a retirada de todos os depósitos irregulares de lixo e deixar o bairro com uma melhor aparência”, pontuou o diretor. 

LIRAa

O LIRAa é um estudo realizado quatro vezes ao ano pelo Centro de Controle de Zoonoses, no intuito de medir o índice de infestação em períodos de chuva, estiagem e transição, e identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

O Programa Nacional de Controle da Dengue define que no LIRAa os bairros que apresentam índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e superiores a 4% estão com risco de epidemia de dengue.

Confira aqui o Alerta de Risco para Transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika.