/

30 de Outubro de 2012 12h43

Prefeitura lança projeto "Cuiabá Recicla"

30/10/2012

Patricia Sampaio-SMSU/Redação Secom (65) 3645-5500


A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, lançou nesta terça-feira (30-10) o projeto “Cuiabá Recicla”. Na ocasião também foi inaugurada a Usina de Reciclagem de Triagem – UTR - localizada na Avenida Principal do bairro Jardim Umuarama.
 

Participaram da solenidade de lançamento, o prefeito Francisco Galindo, a primeira-dama, Norma Sueli Galindo, além de diretores e representantes das empresas e organizações parceiras do projeto, como o Instituto Coca-Cola. 

A parceria envolve além da prefeitura de Cuiabá e do Instituto Caca-Cola, a Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Coopemar), ONG Doe Seu Lixo do Rio de Janeiro, Grupo Renosa e Centro de Referência Valorizando Vidas, a primeira central de reciclagem de Cuiabá iniciará suas atividades no bairro CPA I. A meta é que, neste primeiro bairro, aproximadamente 380 residências aproximadamente recebam a visita das equipes do “Cuiabá Recicla”. 

O projeto é uma importante iniciativa no processo de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, por permitir a redução do volume de lixo para a disposição final no aterro sanitário de Cuiabá. De acordo com o fiscal de limpeza e biólogo da SMSU, Tony Churing, a usina de reciclagem tem a capacidade de realizar a triagem de duas mil toneladas por dia de resíduos sólidos. 

O Cuiabá Recicla integra o programa Valorizando Vidas, criado pela primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo. Os objetivos do projeto são: melhorar a qualidade ambiental e de saúde pública; favorecer a inclusão social e econômica dos catadores, por meio da promoção de emprego e renda; melhorar as condições de vida dos catadores e suas famílias; e reduzir a quantidade de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário. 

O projeto Cuiabá Recicla beneficiará inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social, além de ser uma ferramenta importante no processo de educação ambiental, na medida em que sensibiliza a comunidade, especialmente as escolas, sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. 

Para a presidente do bairro Jardim Umuarama, Maria Auxiliadora A. de Campos, “o projeto Cuiabá Recicla chegou em uma boa hora, empregando os próprios moradores do bairro, que estavam sem trabalhar. Grande parte das pessoas que irão trabalhar na usina são da nossa comunidade”. 

Para o secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, Andelson Gil do Amaral, o “Cuiabá Recicla” será o maior programa ambiental que a capital já teve. Além dos benefícios que os trabalhos trarão para a sociedade cuiabana, os cooperados receberão, também, acompanhamento assistencial e psicológico, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. 

O projeto percorrerá as principais ruas e avenidas do bairro CPA I, sendo elas: Avenidas Brasil, Pernambuco, Senador Jonas Pinheiro e Coxipó Mirim, ruas Pará, Profª Alice Freire, Bahia, Prof° Amaro de Figueiredo, 11, SD, Amapá, 10, 21 e Hortências. 

As lixeiras seletivas de resíduos sólidos, por exemplo, já existem há vários anos em Cuiabá e são divididas por cor. Portanto, é preciso estar atento a cada tipo de resíduos sólidos a serem coletados: Azul: papel, Vermelho: plástico, Verde: vidro e Amarela: metal. 

A inauguração do projeto contou com a presença dos alunos do 4° ano das escolas municipais, Tenente Octacílio Sebastião da Cruz, do bairro CPA III, Gracildes Mello Dantas, bairro Umuarama, e Elza Luiza Esteves, do bairro Canjica. Segundo o secretário-geral da Ong Doe Seu Lixo, Júlio César Santos , as escolas terão um papel fundamental para a conscientização ambiental da população.