Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Mutirão da Limpeza

08 de Maio de 2015 10h54

Prefeitura inicia mais uma série de Mutirões da Limpeza em bairros da periferia

08/05/2015

CAROL SANFORD

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá começa neste sábado (09), no Pascoal Ramos, uma série de Mutirões da Limpeza que pretendem, além de oferecer os serviços de limpeza, capinagem, troca de lâmpadas e melhorias da iluminação pública, buscar a conscientização ambiental dos moradores.

Durante toda a manhã, no campo de futebol do bairro, haverá um ponto para descarte de grandes resíduos, como aparelhos de televisão, fogões, sofás e geladeiras velhas. “Queremos evitar que os moradores façam o descarte desses resíduos em locais impróprios, como terrenos baldios ou córregos, degradando o meio ambiente. A ideia é passar a eles orientações dos locais corretos para que se desfaçam de objetos que não querem mais e noções de consciência ambiental e coleta seletiva dos resíduos sólidos”, contou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O secretário explicou que cerca de 300 trabalhadores farão adequações na iluminação pública, trocando lâmpadas e braços dos postes, onde for necessário, e limparão ruas e equipamentos públicos, como escolas, posto de saúde e o campo de futebol.

Em parceria com a Ong Amigos do Bem, o mutirão também vai oferecer prêmios para os moradores que deixarem a casa em conformidade com a legislação municipal. O cadastramento daqueles que querem participar foi feito durante toda a semana pela organização, através de urnas espalhadas pelo bairro.

Para receber o prêmio, o morador deve estar com a calçada e quintal da residência limpos, além de não deixar pontos que possam acumular água, evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. Um fiscal da Ong irá até a casa do interessado avaliar as condições.

O bairro também receberá diversos serviços oferecidos por parceiros, como o vereador Onofre Júnior, Procon Municipal, Sindapi e outras Secretarias, que prestarão assistência jurídica nas áreas trabalhista, familiar, previdenciária e de direito do consumidor.

 

O Mutirão da Limpeza atenderá um bairro por semana. O próximo a receber os serviços será o bairro Dom Aquino, no sábado (16).