Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / PARCERIA

10 de Janeiro de 2018 17h08

Prefeitura e cooperativas trabalham para uma cidade mais sustentável

10/01/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

O descarte do crescente volume de lixo produzido pelas empresas e sociedade é um dos temas socioambientais mais preocupantes. A reciclagem do lixo é parte relevante da solução desse problema. Com o objetivo de dar opção de descarte ambientalmente correto aos resíduos a Prefeitura Municipal de Cuiabá realiza um intenso trabalho em parceria com as cooperativas conveniadas com o município projetando uma cidade melhor para as futuras gerações.

Atualmente na prefeitura 22 bairros estão inseridos no processo de implantação da coleta seletiva coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que realiza o trabalho de orientação e coleta porta a porta.

"Estamos preparando a nossa cidade para viver um momento histórico nos seus 300 anos. É natural que além de mudanças estruturais, queiramos mobilizar também a população cuiabana para mudar velhos hábitos, um deles é em relação ao lixo. Com a ajuda das cooperativas, a Prefeitura de Cuiabá está fomentando uma prática simples que refletirá em benefício próprio e de toda a sociedade cuiabana, traduzido em mais saúde,  qualidade de vida e dignidade para a população", disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o reaproveitamento e reciclagem dos resíduos sólidos minimizam a quantidade de lixo nos aterros e também promovem geração de renda que melhoraram a qualidade de vida dos catadores.

“A gestão municipal contribui com este trabalho junto as cooperativas dando o suporte e logística, além de orientações com as educadoras ambientais, divulgação do trabalho por meio de panfletagem e campanhas, além de disponibilizar um caminhão para a coleta e cessão de um espaço para a separação e prensa do material recolhido para a comercialização. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro estamos ampliando esse trabalho para mais bairros e esperamos que assim como nós, o engajamento da população seja maciço”, explica o secretário.

Há 22 anos trabalhando no ramo de reciclagem, Wanderley Cavenaghe, coordena a Coopermat, uma das quatro cooperativas parcerias do município. Localizada no bairro Jardim Umuarama II a cooperativa proporciona trabalho e renda para 26 catadores associados.

“O lixo descartado errado no nosso Rio Cuiabá em menos de 24 horas já estará no Pantanal. Então, existe uma necessidade de estarmos coletando e prevenindo, já pensando nas gerações que virão e no equilíbrio ambiental. Em alguns bairros que fazemos a coleta é possível perceber a preocupação das pessoas, mas ainda é preciso orientar a população porque  ainda existe muitas dúvidas em como fazer essa separação, entre lixo seco e úmido. Por isso, estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura para facilitar o trabalho para os moradores”, disse.

Wanderley afirma que além da coleta de lixo doméstica, as empresas grandes geradoras de resíduos também devem se atentar para o descarte, já que elas são responsáveis pela maior quantidade de resíduo. Uma rede de supermercado ou atacadista são exemplos de grandes geradores de resíduos. Em Cuiabá, cerca de 300 empresas estão cadastradas na Secretaria de Serviços Urbanos para controle da produção.

“A média de produção por mês para a comercialização aqui na nossa cooperativa é de 100 toneladas, aproximadamente 4 toneladas por dia. Desse total, 15 % ainda é rejeitado por conta da mistura feita na triagem com os tipos de resíduos, como o orgânico e úmido”, explicou Wanderley.

Para a catadora associada, Holanda Arruda Paulino, é preciso conscientização. “Acho que as pessoas tem que se conscientizar mais e começar a praticar a coleta seletiva dentro de casa. O nosso trabalho é muito importante para manter o meio ambiente. Eu tenho muito orgulho e gosto do que eu faço. Além de ajudarmos o meio ambiente, ajudamos a nós mesmos”, afirmou a catadora associada que sustenta a família há 22 anos com o que ganha na cooperativa.