Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / PENTE-FINO

31 de Março de 2017 13h31

Prefeitura de Cuiabá realiza grande ação de limpeza na Ilha da Banana

31/03/2017

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta sexta-feira (31), uma grande operação de limpeza na intitulada "Ilha da Banana", localizada na área central da Capital. Com previsão para durar cerca de uma semana, a ação é resultado de uma parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos, Ordem Pública, Saúde e Assistência Social, tendo como principal objetivo a redução do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na região.

De acordo com o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos disponibilizou para execução de uma limpeza total da Ilha da Banana mais de 20 servidores, uma retroescavadeira e três caminhões, que irão ao longo dos dias fazer um verdadeiro pente-fino no local, para que todo lixo acumulado seja recolhido e ganhe a destinação correta.

A Secretaria Municipal de Saúde também colocou à disposição cinco agentes de endemias e mais três supervisores de campo, que fazem o trabalho de coleta de material para análise e de orientação das equipes de limpeza sobre aquilo que deve ser retirado de maneira mais urgente, para evitar maiores danos.

“Nessa grande intervenção foi imprescindível que entrássemos com todo esse aparato. São toneladas de lixos aglomerados e nossos esforços serão para que absolutamente nada seja deixado para trás. Estamos aqui para dar todo suporte e vamos procurar também garantir a manutenção desta limpeza”, relatou Anderson Matos.

Conforme explica o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Salles, além de ajudar na eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o procedimento também deve contribuir para a melhoria na segurança da região, visto que o local tornou-se ponto de encontro de usuários de drogas.

“Esta é uma área totalmente inóspita e estamos buscando trazer para cá um pouco humanização. Temos um termo de cooperação com a Polícia Militar que, inclusive, está aqui nos dando total apoio, e com essa limpeza estaremos oferecendo a situação necessária para que, a partir de agora, a segurança pública tenha uma melhor condição no desenvolvimento do trabalho de contenção do tráfico de drogas que assola a região”, disse o secretário.

Outra preocupação é em relação à ocupação feita no local por parte de pessoas em situação de rua. Nesse sentido, fez-se necessária a presença da Secretaria Municipal de Serviço Social, que tem agido no intuito de ofertar uma melhor qualidade de vida a essa população. Periodicamente, a Secretaria já tem realizado abordagens solidárias, a fim de encaminhar os moradores de ruas aos albergues existentes no município.  

A coordenadora de Proteção Especial, Regiane Assis, conta que durante a ação foi feito o atendimento e triagem dos moradores de rua. No entanto, ela ressalta que o recolhimento para as casas de apoio só pode ser efetuado mediante o consentimento dos próprios indivíduos. “A princípio, oferecemos abrigo em nossos albergues. Todavia, temos uma grande dificuldade, pois essa população em situação de rua, em sua grande maioria, são usuários de drogas. Abordamos alguns deles aqui, mas dificilmente eles aceitam algum tipo de política pública oferecida”, pontuou Regiane.