Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

02 de Abril de 2018 08h00

Prefeitura de Cuiabá entrega a primeira praça do conjunto PAC Cidades Históricas

02/04/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

A Praça Senhor dos Passos, parte integrante de um conjunto de edificações e área urbanas existentes no centro histórico de Cuiabá, foi requalificada e será entregue a população pela Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, nesta segunda-feira (02). Com o objetivo de resgatar as tradições históricas e valorizar a cultura e patrimônio da capital, a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando um conjunto de atividades que visam melhorar a área pública a nível urbanístico, ambiental e paisagístico.

Contemplada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas, do Ministério da Cultura, e obedecendo as normativas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN), a obra foi executada pelas empresas Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a Archaios Engenharia, licitadas em 2013, e supervisionadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Esta praça, tem 494 m², e é composta pela conjunção de duas vias importantes do centro histórico de Cuiabá, a Rua Voluntários da Pátria e a Tenente Coronel Duarte, que cria um ponto de referência na distribuição do fluxo, principalmente de pedestres. Além disso, a requalificação da praça foi norteada a partir de um marco existente, uma escultura de Jonas Corrêa que retrata a chacina do "Beco do Candeeiro", ocorrida em 1988 onde três adolescentes de 13, 15 e 16 anos, foram mortos há tiros no local.

Todos os espaços que passarão pelas intervenções receberão pisos novos, pintura, plantio de palmeiras, acessibilidade, iluminação e aplicação visual que acompanha os trabalhos para a manutenção de 100% do parque arqueológico do centro histórico da Capital.

A obra foi orçada no valor de R$ 153 mil com recursos do Pac Cidades Históricas pagos pela Caixa Econômica Federal, e toda a mão de obra contou com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, que também auxiliou nos trabalhos de limpeza no entorno.

Durante o evento será lançada oficialmente a obra de revitalização do Beco do Candieiro.

Serviço

O que: Entrega da requalificação da Praça Senhor dos Passos.

Onde: Prainha, Centro.

Horário: 17h

Data: 02 de Abril