Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE LIMPA

12 de Outubro de 2019 08h00

Prefeitura antecipa Mutirão da Limpeza e atende o bairro Lixeira

12/10/2019

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Em virtude do feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida, o programa Mutirão da Limpeza, que aconteceria neste sábado (12), foi antecipado para sexta-feira (11). A ação da Prefeitura de Cuiabá, que a cada fim de semana beneficia uma comunidade diferente, atendeu mais de 4 mil moradores do bairro Lixeira. Durante todo o dia, cerca de 250 trabalhadores percorreram as vias e espaços públicos, desenvolvendo serviços de zeladoria.

No local, foram realizadas as atividades de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores. Como parte do pacote de ações, o programa levou para o bairro também os caminhões do Cata-treco. Por meio dessa medida, os moradores puderam realizar o descarte, de forma segura e dentro da lei, de uma série de materiais inservíveis, evitando o acúmulo nos quintais ou a criação de bolsões de lixo.

“Foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que, mesmo com o feriado nacional, encontrássemos uma forma de realizar o Mutirão. Nossa gestão vê o programa como um dos mais importantes para a zeladoria da cidade e a população também tem nos dado uma resposta extremamente positiva. É fundamental destacar que fizemos um planejamento que permitiu a antecipação sem prejudicar as ações já programadas para outras regiões”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Um dos que aproveitaram e aprovaram a realização do Mutirão da Limpeza foi o morador Claudio Monçales, de 60 anos. Ele conta que, ao ficar sabendo que o programa iria ser executado em sua comunidade, logo aproveitou para “dar um geral” em seu quintal e se desfazer objetos que não tinham mais utilidades. Claudio elogiou o trabalho feito no bairro, destacando que, além de melhorar o visual, também é importante para a saúde pública.

“Passou um carro de som nos avisando dos serviços que seriam feitos e aproveitei para me livrar de algumas coisas que não eram mais utilizadas. Trouxe uns fios, cadeira e outras coisas que só ocupavam espaço no quintal. Vejo essa ação da Prefeitura como um grande acerto, pois ela deixa o bairro mais bonito e nos dá a oportunidade de eliminar criadouro do mosquito Aedes aegypti”, avaliou o morador.

O diretor de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio, esclarece que por ser um bairro de grande extensão, a Secretaria montou um plano de atuação diferenciado para a Lixeira. Conforme ele, a ação prosseguirá durante a próxima semana, até que todos os quatro setores da localidade sejam alcançados. “Tudo foi preparado para que realmente consigamos fazer a retirada de todo o lixo, combater os vetores de doenças e melhorar a qualidade de vida dos moradores”, pontua o diretor.