Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / 300 ANOS

11 de Abril de 2019 15h50

Prefeito entrega praças centrais revitalizadas até o fim do ano

11/04/2019

SECRETARIA DE INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Davi Valle

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro deve entregar até o final do ano, todas as praças centrais de Cuiabá revitalizadas.

Nesta quarta-feira (10), em comemoração aos 300 anos da Capital, o chefe do Executivo entregou a revitalização da Praça Tenente Antônio João Ribeiro, localizada na Avenida Isaac Póvoas. No mesmo ato, lançou a obra de requalificação da histórica Praça 8 de abril.

Em dois anos, cerca de 50 praças foram revitalizadas e entregues pela gestão. “Estamos restaurando as praças de Cuiabá para dar vida a esses locais, criar um ambiente para que a população possa se encontrar, além de esperar o ônibus ou algum compromisso em um local adequado, com novos bancos. É a nossa determinação para que sejam revitalizados esses espaços, zelando dos espaços públicos e cuidando das pessoas”, afirmou o prefeito.

A praça Tenente Antônio João Ribeiro leva o nome do militar mato-grossense considerado um dos grandes comandantes na Guerra do Paraguai (1864-1810). A área é ponto de grande movimentação popular e havia sido reformada pela última vez no ano de 2001.

No local, o Município realizou o trabalho de reforma dos abrigos de passageiros do transporte público, pintura, melhoria na iluminação, jardinagem e paisagismo, e instalação de lixeiras. Todo o processo de revitalização foi desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Já na tradicional Praça 8 de Abril, conhecida também como Praça do Choppão, e que leva este nome em homenagem a data de fundação da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, receberá um investimento aproximado de R$ 400 mil em um prazo de 180 dias, recebendo pintura, instalação de bancos e lixeiras, nova iluminação, além de jardinagem e paisagismo. Por meio de mão de obra direta, todas as estruturas existentes no ambiente também serão recuperadas, inclusive em parceria com o Shopping Popular.

“A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é para revitalizar as praças com o objetivo de melhorar a vida do cuiabano, iluminando os locais, proporcionando mais segurança, com lixeiras, bancos confortáveis, para que o cidadão de bem frequente esse local. Vamos fazer intervenções na Praça 8 de abril, Praça da República, Praça Santos Dumont, Praça Rachid Jaud, beco do Candeeiro, Praça do Morro da Caixa D´agua, e entregar até o final do ano, 100% das praças centrais revitalizadas”, garantiu o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão participou da entrega e elogiou a iniciativa de revitalizar as praças de Cuiabá. “Revitalizar as praças é dar vida à história da nossa cidade. A família Shopping Popular inclusive entendeu que pode participar dando o exemplo de contribuir com a nossa cidade e será parceira na restauração do chafariz da praça”, comentou.

Para o comerciante Ailton Dias dos Santos, que possui uma barraca de sorvetes há sete anos na praça, a revitalização lançada para o prefeito Emanuel Pinheiro é uma ótima iniciativa. “O anúncio da obra é muito bom, para nós do comércio e para as pessoas, pois essa é uma praça bonita, central, tradicional. Também pedimos para que não precise fechar a barraca enquanto as obras estejam em andamento, ele falou que vai deixar a gente continuar trabalhando e ficamos contentes com essa decisão”, afirmou.