Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / LAZER/QUALIDADE DE VIDA

02 de Outubro de 2019 16h36

Prefeito entrega mais uma praça na Região Oeste

02/10/2019

ANDRESSA SALES

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá concretizou um sonho para os moradores do bairro Cohab Vila Real, região Oeste da Capital, com a construção da Praça Maria Murtinho de Lara, popularmente conhecida como “Dona  Branca”. A entrega do equipamento comunitário foi realizada na noite desta terça-feira (01), na Rua D.

Com o trabalho de reestruturação realizado no local, os moradores poderão usar o espaço, que antes gerava insegurança, para desenvolver atividades físicas e de socialização. Para isso, foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismo, iluminação, instalação de bancos, pintura e construção de pista para caminhada.

Além disso, fizeram parte do processo de revitalização, a reforma da quadra poliesportiva, e a edificação de uma academia ao ar livre e de um playground, com equipamentos voltados para a recreação das crianças.

“Hoje é dia de festa. A entrega desta praça que era um sonho e meu compromisso com a população, depois vamos visitar novamente as outras obras que estão planejadas para essa região. Também é meu compromisso implantar a justiça e inclusão social, revigorando assim todas as regiões de Cuiabá. E fico me perguntando aonde estava essas crianças quando aqui ainda era uma depósito de lixo, o que elas faziam para se divertir? Penso que uma obra como essa vem trazer as crianças, idosos, homens e mulheres a utilizar os espaços públicos de convivência e assim criar o hábito de viver em comunidade”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A praça homenageia uma das moradoras pioneiras do bairro, Maria Murtinho de Lara que era funcionária pública e dedicou grande parte de sua vida às lutas em prol de causas populares. Falecida em 21 de setembro de 2014, Dona Branca, como ficou conhecida tinha como característica o exercício de uma nata liderança para buscar junto aos órgãos públicos melhorias que resultassem em benefícios aos cidadãos.  

“Mulher de fé, guerreira, e que nos ensinou a amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. E assim nós estamos aqui hoje, netos, bisnetos, sobrinhos e irmãos para agradecer e honrar a todos por essa linda praça que recebe o nome da minha querida vovô Branca. Essa praça está linda, parabéns a todos pelo empenho”, elogiou o neto da homenageada, Gilberto Júnior.

Para o presidente do bairro Rafael Cleunilson, as diversas obras realizadas pelo poder público municipal se deve a ao esforço de toda equipe e compromisso dos gestores.

“Agradecemos muito a prefeitura de Cuiabá pela entrega da obra, mas também pela indicação do vereador Marcos Veloso que olhou pelo nosso bairro e agilizou todo processo até que essa entrega fosse concretizada”, disse.

A construção da Praça Maria Murtinho foi uma indicação dos vereadores Misael Galvão e Marcos Veloso ao executivo municipal. A medida é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, executada por meio das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. 

“A gestão Emanuel Pinheiro não faz pela gestão, faz para a população. Não teria sentido gastar dinheiro público aqui se a população não usasse. Reforço o compromisso da nossa gestão com os bairros mais distantes, os mais carentes, com toda a população cuiabana”, declarou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.  

Também esteve presente o vereador Zidiel Coutinho, a filha da homenageada, Maria de Fátima e seu neto Gilberto Júnior, o presidente da regional Oeste, Adelson Rosa, a presidente do bairro Residencial Despraiado, Josane, além dos moradores do bairro e liderança comunitárias.