Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / EMBELEZAMENTO

17 de Julho de 2018 11h22

Prefeito determina execução de projeto paisagístico nos canteiros das avenidas Ten. Cel Duarte e do CPA

17/07/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Garantir o embelezamento da cidade e valorizar as principais vias, tomando como ponto inicial o princípio da economicidade e do zelo pelo bem público. É o que pretende o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a partir da elaboração do projeto de intervenção paisagística provisória, que será executado nos próximos meses nas avenidas Ten. Cel. Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). O plano de atuação foi entregue nessa segunda-feira (16) às Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano que, de forma conjunta, serão responsáveis pela aplicação.

A medida dá prosseguimento às ações de revitalizações que o Executivo cuiabano tem realizado ao longo de toda a cidade. Além da restauração de praças históricas, como Alencastro e Ipiranga, recapeamento das grandes avenidas e atuações artísticas nos viadutos, a Prefeitura de Cuiabá tem se movimentando para assegurar que os canteiros também sejam reconhecidos como partes importantes dentro do processo de melhoria visual do município. Dessa forma, demonstrando todo cuidado com a aparência da cidade, o trabalho de paisagismo contribui também para o resgate da autoestima do cidadão que transita diariamente por essas vias.

“Esse é um procedimento que fizemos na Avenida Fernando Corrêa da Costa, com o plantio de 160 palmeiras imperiais, e já iniciamos na Avenida Mato Grosso. Agora, levaremos esse mesmo benefício para outras duas avenidas, onde a primeira etapa já foi iniciada. Temos um projeto que engloba diversas partes sendo executado diariamente, com o objetivo de resgatar esses espaços públicos. O paisagismo nesses canteiros vem para complementar esse trabalho. Nossa expectativa é de que, até o fim deste ano, possamos entregar essas estruturas totalmente jardinadas, enaltecendo ainda mais as belezas naturais da nossa tricentenária cidade”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

O chefe do Executivo afirma ainda que um dos principais pontos a ser destacado dentro desse projeto é o fato de ser uma intervenção provisória. Ou seja, todo material utilizado nos canteiros onde a passagem do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) está prevista pode ser retirado e instalado em outros locais, a partir da retomada das obras do modal. Além disso, a atividade não gerará nenhum tipo de prejuízo aos cofres públicos. Isso porque, as espécies que serão plantadas são todas produzidas no Horto Florestal “Tote Garcia” e a mão de obra será feita por servidores da Secretaria de Serviços Urbanos.

“Tudo isso está sendo feito de forma sustentável e com a preocupação de zelar pelos recursos da Prefeitura. Isso tem sido uma marca na nossa gestão, em que estamos sempre buscando formas de desenvolver ações importantes para a cidade sem gerar grandes custos. Nesse trabalho paisagístico não será diferente. Todo o processo tem a administração direta como gestora e executora, as espécies são produzidas dentro do nosso Horto Florestal, garantindo, portanto, custo zero para o Município”, explica Pinheiro.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, as atividades de paisagismo e jardinagem são realizadas diariamente, nas principais avenidas da cidade, por mais de 50 funcionários preparados para atuarem no campo do plantio e manutenção da vegetação. A ação é feita com o objetivo de fazer com que Cuiabá retome o tradicional título de “Cidade Verde”. Para isso, a pasta trabalha mediante um planejamento que leva em consideração as espécies apropriadas para o clima da Capital de Mato Grosso, bem como todo o cuidado a ser adotado no pós-plantio.

“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, buscamos esse trabalho em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, para que consigamos revitalizar todos os canteiros da cidade. Vamos trabalhar para deixar uma imagem mais agradável nesses eixos de grande fluxo e também garantir todo cuidado necessário após o plantio”, salienta o secretário.