Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / ZELADORIA

19 de Setembro de 2018 16h19

Poda de árvores evita transtornos e contribui para o paisagismo de Cuiabá

19/09/2018

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Como parte do trabalho de zeladoria executado diariamente, a Prefeitura de Cuiabá tem desenvolvido em toda a cidade o serviço de poda de árvores. A atuação, apesar de ser considerada de pequeno porte, possui uma grande importância nos quesitos de embelezamento dos espaços públicos e também de segurança dos transeuntes. Por meio dela, é possível evitar, por exemplo, transtornos resultantes de quedas parciais ou integrais de árvores e galhos em vias públicas, principalmente em época de fortes chuvas.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o trabalho é realizado exclusivamente em áreas públicas como praças, calçadas e canteiros centrais das ruas e avenidas cuiabanas. No total, quatro equipes são disponibilizadas para atender, exclusivamente esse tipo de demanda, resultando em uma média diária de 40 podas. As intervenções seguem um cronograma de atividade, elaborado semanalmente e planejado de forma a atender todas as regiões de Cuiabá.

“Essa é uma ação que também possui um ponto importante para o desenvolvimento adequado da vegetação. Assim, é possível fazer a eliminação de galhos mortos ou com má formação, causado, por exemplo, pelo aparecimento de pragas e conseguimos evitar que o problema atinja a árvore por inteiro, comprometendo a vida da planta”, comenta o secretário José Roberto Stopa.

O secretário salienta também que o procedimento leva em consideração fatores como risco de queda, proximidade com muros e, até mesmo, a ultrapassagem do limite de crescimento considerado ideal para a planta. Em caso de contato da vegetação com a rede elétrica, Stopa ressalta que a efetuação do serviço é de responsabilidade da concessionária Energisa Mato Grosso, que possui funcionários preparados e todos os equipamentos de segurança para atuar da maneira correta nesse tipo de situação.

O titular da pasta explica ainda que a solicitação para a inclusão de uma determinada localidade no cronograma de atividade é extremamente simples. Basta que o cidadão procure a Secretaria pelo telefone (65) 3645-5500 ou compareça da sede do órgão municipal, situada Avenida Dante Martins de Oliveira, nº 2273, Campo Verde. No caso de necessidade de erradicação de uma árvore, o secretário destaca que o procedimento é mais minucioso.

“Por conta da intensa rotatividade das equipes, podemos dizer que já atendemos todos os bairros da cidade. Sempre que recebemos um pedido, principalmente durante os mutirões de limpeza, procuramos direcionar um grupo de trabalho o mais rápido possível. Agora, quando tem que se fazer a retirada de uma árvore, é um ato que não acontece de uma hora para outra. Antes de tudo, é feito uma análise pelos nossos engenheiros florestais, que emitem um laudo técnico, estabelecendo se, realmente, há a necessidade do corte da árvore por completo ou não”, finaliza.