Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / ÁGUA PARA O FUTURO

21 de Setembro de 2018 14h07

Plano de recuperação de nascente cumpre mais uma etapa com plantio de mudas

21/09/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Aproximadamente 3.500 mudas de árvores, das mais variadas espécies, começaram a ser plantadas nesta sexta-feira (21) em uma área verde situada no bairro Morada do Ouro, região Norte da Capital. O trabalho de arborização do espaço é uma iniciativa do projeto “Água Para o Futuro”, que está sendo desenvolvido, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), Poder Judiciário – representado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), Águas Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Ação Verde.

Implantado no ano passado, o projeto prevê a identificação, recuperação e preservação das nascentes distribuídas ao longo da cidade. No total são quase 200 já mapeadas, sendo que a da Morada do Ouro é a de número 83 e foi escolhida como ponto de partida da atividade. Com cerca de três hectares, além do serviço de arborização, que deve ser finalizado ao longo das próximas semanas, a área também está sendo preparada para tornar-se mais um espaço de lazer à pulação cuiabana. Dessa forma, as entidades estão executando no local um plano que deve alinhar a oferta de alternativas de recreação com a conservação ambiental.

“Queremos, até o fim de outubro, complementar todas as etapas estabelecidos para a melhoria dessa área. O plantio das mudas é uma parte fundamental nesse processo. A arborização ajudará a garantir que a verdadeira finalidade desse projeto seja cumprida, que é recuperar e preservar essa nascente. Já estamos trabalhando também na edificação da pista de caminhada e estacionamento que serão finalizados até o fim desse mês”, declarou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, destacou que o trabalho de recuperação da área degradada contempla a criação de dois espaços diferentes. O primeiro estipula a edificação de equipamentos que assegurem a conservação do manancial. O segundo, voltado para o desfrute do cidadão, abrange a construção de uma pista de caminha e corrida com 700 metros de extensão, playground, estacionamento, relógio solar, pergolado de madeira, academia ao ar livre, praça mundo, dentre outros aparelhos.

“O maior benefício do ‘Água Para o Futuro’ é realmente a preservação das nascentes identificadas. Se conseguirmos, também o oferecimento do lazer aos cuiabanos, assim faremos. É importante lembrar que existem cidades brasileiras que já vivem uma escassez de água. Por isso, a manutenção desses pontos é fundamental para um desenvolvimento hídrico sustentável, evitando futuras complicações no abastecimento de água potável”, salientou Samaniego.

O coordenador técnico do “Água Para o Futuro”, Abílio Moraes, explicou que o projeto tem como objetivo principal identificar e caracterizar todas as nascentes urbanas existentes em Cuiabá. Para isso, ele comentou que a iniciativa conte com uma equipe multidisciplinar, fazendo estudos e trabalhando em diferentes etapas do processo. Abílio ressaltou ainda que, para o plantio na Morada do Ouro, uma avaliação técnica foi realizada, visando escolher as espécies com características adequadas para a região.

“O plantio foi proposto desde o início, como uma das partes importantes dentro do processo. Então, nos preocupamos em definir mudas com características de mata de galeria, resistentes à inundação próxima da nascente. Nas áreas mais distantes da nascente, estamos plantando espécies da parte seca do cerrado. Dessa forma, conseguimos fazer com que o plano de recuperação atinja, ao máximo, uma situação natural do ambiente”, pontuou o coordenador.