Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / TRABALHO CONTÍNUO

18 de Outubro de 2019 11h17

Pinheiro anuncia planejamento de inaugurar uma praça pública por semana

18/10/2019

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou que o planejamento da gestão é entregar, até dezembro de 2020, pelo menos uma praça pública por semana. A informação foi dada, nesta quinta-feira (17), durante a inauguração do Complexo Esportivo e de Lazer Francisco Gregório da Silva – Mossoró, no bairro Novo Milênio. A medida é colocada em prática com o intuito de promover a democratização ao acesso às áreas de recreação e integração social. 

Por meio da iniciativa de construção ou revitalização de praças, que está em andamento desde 2017, a ideia é expandir esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. O trabalho que é executado por intermédio das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e já resultou na criação de mais de 40 praças e dois novos parques municipais.

“A inclusão sempre será uma pauta prioritária na nossa gestão. Entendemos que fazer justiça social é tratar os bairros mais carentes com o mesmo respeito e empenho que a região central recebe. É levar os mesmos benefícios para aqueles que moram em comunidade mais distantes. A qualidade de vida tem que ser universal. Ela deve alcançar os que não têm condições de ir aos grandes parques, para ter um momento de lazer com a família e amigos”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para desenvolver esse tipo de ação, o Município tem contado com importantes apoios como da Câmara Municipal, lideranças comunitárias e de parlamentares estaduais e federais. Um exemplo disso foi o aporte financeiro divulgado pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que irá ajudar a dar seguimento no planejamento de entregas de novas praças. De acordo com ele, Cuiabá receberá mais R$ 6 milhões, que serão aplicados na área da saúde e na construção de estruturas de lazer.

“Já fechamos questão e entramos em contato com as secretarias de Cuiabá. Era um recurso que estava indo para outro estado e nós garantimos a vinda dele para a Capital. Da mesma maneira que esse sonho antigo do Novo Milênio está se tornando realidade, queremos que essa alegria chegue a outras comunidades também”, contou o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto.

NOVO COMPLEXO ESPORTIVO E DE LAZER

O novo espaço de recreação está localizado no bairro Novo Milênio, região Sul da Capital, e foi batizado de Francisco Gregório da Silva – Mossoró. O homenageado foi um tradicional morador do próprio Novo Milênio e também da comunidade vizinha Osmar Cabral. Falecido em 03 de junho de 2013, Mossoró ficou conhecido pelas contínuas participações em lutas por melhorias nas comunidades e pelo seu apego às causas sociais.

Com a reestruturação, os moradores poderão usar o espaço, que antes gerava insegurança, para desenvolver atividades de socialização. No local, foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismos, iluminação, instalação de bancos, pintura e construção de pista para caminhada. Além disso, a área conta com campo de futebol, quadra poliesportiva, academia ao ar livre e playground.

“A cada seis meses tínhamos que fazer uma grande limpeza nessa área, que era utilizada como bolsão de lixo. Em certos momentos, também enfrentamos dificuldades com invasões. Se falássemos há algum tempo atrás que esse se transformaria nessa estrutura, dificilmente alguém acreditaria. Mas, pelo compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de olhas para os bairros que mais precisam, hoje realizamos o sonho de mais de 18 anos dessa comunidade”, relatou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Estiveram presentes na solenidade de entrega o secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, os deputados estaduais Paulo Araújo e Max Russi, o suplente de vereador Rauf Macedo, e os vereadores Misael Galvão, Adilson Levante e Marcrean Santos.