Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / SUSTENTABILIDADE

14 de Maio de 2018 16h37

Pequena estação garantirá tratamento de esgoto gerado em banheiro público da Praça Ipiranga

14/05/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

A Praça Ipiranga deve ser entregue até o fim de maio com uma grande novidade. Pensando em oferecer todo conforto possível para as milhares de pessoas que passam pelo lugar, garantindo, ao mesmo tempo, todos os cuidados necessários para a preservação ambiental, a Prefeitura de Cuiabá construiu uma pequena estação de tratamento de esgoto no local. A estrutura assegurará que todos os dejetos do banheiro público instalado no espaço de lazer cheguem à rede da região sem gerar qualquer tipo de prejuízo à natureza.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, pasta responsável pela execução da obra em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a construção da mini estação é a materialização de toda preocupação com a sustentabilidade que a atual gestão tem tido nas obras que vêm sendo executadas. Ele conta que o sistema é composto por uma caixa de passagem, uma fossa, e pelo menos três modelos diferentes de filtros, que fazem a separação de todo tipo de material antes de chegar à rede de esgotamento.

“A Ipiranga será a primeira praça de Cuiabá que terá um banheiro público totalmente gratuito. A partir disso, tomamos a atitude de construir uma pequena estação, permitindo que todo o esgoto sanitário passe pelo processo adequado de tratamento. Dessa maneira, estamos fazendo nossa parte no quesito sustentabilidade e evitando qualquer tipo de prejuízo ao nosso meio ambiente” explica Stopa. 

Outro ponto destacado pelo secretário é a restauração do tradicional chafariz, que há muitos anos não estava mais em funcionamento. Por meio de um trabalho minucioso de recuperação, o monumento está ganhando uma nova vida, sem perder todo o valor histórico que carrega. O mesmo serviço de resgate patrimonial também está sendo realizado no coreto e nos postes de iluminação que, conforme seus desenhos arquitetônicos, remeterão a época em que a praça foi concebida.

“O chafariz será entregue nos moldes de 1919, época em que foi idealizado. Fomos atrás de arquivos que nos permitisse resgatar a originalidade, em respeito à história de Cuiabá. Na verdade, fizemos essa recuperação do chafariz, coreto, e também dos postes de iluminação. Será uma praça que, em todos os detalhes, demonstrará o respeito ao nosso patrimônio. Nos próximos 15 dias, o prefeito Emanuel Pinheiro entregará uma área totalmente revitalizada, mas com a história da nossa cidade respeitada”, pontua o secretário.

A obra na Ipiranga contempla também as importantes etapas de paisagismo e jardinagem. Com essas atividades, o Município está fazendo arborização completa do local com espécies como Flamboyants, Oitis, Palmeiras e Ipês. Além disso, compreende ainda melhorias na parte de instalação elétrica e iluminação, e reconstrução das calçadas com rampas de acesso e piso tátil, assegurando toda acessibilidade necessária.

Centro Histórico

Iniciada em outubro de 2017, a obra de revitalização da Praça Ipiranga faz parte da proposta de resgate do Centro Histórico de Cuiabá, desenvolvida a partir da reestruturação de espaços tradicionais na vida da população cuiabana. Implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, o programa de revitalização já chegou às praças Alencastro, Popular, Senhor dos Passos, e da Mandioca. Ao longo dos próximos anos, o plano deve abranger ainda a Maria Taquara, Oito de Abril, e outros importantes espaços como, por exemplo, a Avenida Mato Grosso.

Leia mais: 

Prefeitura inicia construção do relógio dos 300 anos e revitalização da Av. Mato Grosso