Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / ESPAÇO DEMOCRÁTICO

16 de Outubro de 2017 10h57

Parque das Águas se consolida como ponto de lazer para a população

16/10/2017

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Caminhar, patinar, pedalar, participar de um piquenique com a família ou até mesmo promover um encontro entre amigos. Tudo isso em apenas um local. Concebido com a missão de tornar-se uma referência em termos de lazer para a população cuiabana, o Parque das Águas tem cumprindo muito bem com seu papel e dia após dia vem se consolidando como um dos grandes pontos de visitação da capital mato-grossense.

Contando com uma extensão total de 270 mil m², sendo 1.500 metros destinados para pista de caminhada e outros 1.600 metros de ciclovia, além de uma área destinada para bares e restaurantes, o parque tem se caracterizado também por ser um espaço democrático, oferecendo variadas opções de entretenimento e agradando a todos os gostos, tanto durante o dia quanto no período noturno.

O profissional de educação física Marcos Vinícius Coelho, de 29 anos, é apenas uma das centenas de pessoas que utilizam a estrutura do parque para a prática de atividades físicas. Em um espaço reservado bem ao lado da Lagoa Paiaguás, ele consegue, não apenas observar toda bela paisagem que o local oferece, mas também o cuidado que ela recebe dos servidores responsáveis pelos trabalhos de manutenção.

“Utilizo o parque todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, para dar aulas. A estrutura é muito boa e a gente vê que o pessoal que faz a manutenção e limpeza são muito bem organizados. É um parque novo e que precisa de cuidados básicos, pois já virou uma opção não só de lazer, mas também de qualidade de vida”, disse o educador.

Batizado de “Seo Fiote”, em homenagem Júlio Domingos de Campos, o ponto de lazer possui ainda duas academias ao ar livre e dois amplos estacionamentos, que juntos chegam a aproximadamente 1.000 vagas. “O estacionamento principal possui cerca de 600 vagas e o localizado atrás dos restaurantes deve chegar a 400 vagas. Todas elas são preenchidas durante os fins de semana”, comentou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

“Com toda certeza podemos afirmar que o Parque das Águas é um dos grandes cartões postais de Cuiabá. O local chega a receber mais de 10 mil pessoas em determinados dias. E estamos sempre trabalhando para conseguir acolher muito bem esse público. Por isso, nossa meta é sempre prosseguir com os avanços, oferecendo um grande planejamento que nos ajude a melhorar a prestação de serviço”, completou Stopa. 

Para o funcionário público Wendel Ferreira César, 44 anos, que faz caminhada matinal no ambiente há seis meses, o parque, além de atrativo, é também extremamente motivador para quem está iniciando uma rotina de prática de exercícios físicos. Morador do bairro CPA II, ele conta que normalmente conta com a companhia da esposa, filha, e da sogra, em sua jornada em busca por qualidade de vida.

“Nesse tempo estou frequentando, criei uma identificação com o local e só faço minhas caminhadas aqui. A paisagem serve até como incentivo para continuar praticando as atividades físicas. Gosto muito de vim aqui. Já trouxe também minhas crianças para ver o show das águas e realmente é muito bonito”, argumentou Wendel.

Manutenção

Para manter toda estrutura em pleno funcionamento e em bom estado de uso, o secretário José Roberto Stopa, destaca que o Parque das Águas conta com o trabalho de uma equipe preparada especialmente para cuidar da manutenção em toda a área. O local conta com cerca de 15 funcionários atuando na prestação de serviços.

“São pessoas trabalhando de dia e de noite, para que possamos garantir o bom estado de preservação. Todos eles são servidores da Prefeitura de Cuiabá. Nossa grande meta é melhorar cada vez mais. Na verdade, o planejamento é algo espetacular e diferenciado, para que ele continue sendo esse grande cartão postal”, afirmou.                                               

Cereja do bolo

No mês de comemorações dos 298 anos de Cuiabá, o Parque das Águas recebeu ainda mais um incremento. Adquirido com o objetivo de ser uma das principais atrações, a fonte luminosa, juntamente com o Túnel das Águas de 14 metros, passou a compor o quadro de atrações do parque.

A fonte tem 70 metros de extensão e está instalada no centro da Lagoa Paiaguás. Durante as apresentações, são lançados jatos de água de até 70 metros de altura, todos iluminados coloridamente e “dançando” conforme o ritmo de pelo menos 20 canções diferentes, fazendo o famoso “Show das Águas”. Diariamente são realizados dois shows por noite, sendo um às 20h e outro às 21h30.

Completando o conjunto, quem passa pelo espaço de lazer pode agora se divertir também com Splash Zone. O equipamento começou a funcionar no fim de setembro e já tem sido um grande sucesso entre o público. Com quatro apresentações diárias, iniciando às 18h30 e finalizando às 19h30, o equipamento, direcionado principalmente para crianças e adolescentes, tem caído nas graças dos adultos também. 

“Como já esperávamos, tem sido um grande sucesso. É uma brincadeira, como se a água colorida brotasse do chão, obedecendo ao ritmo das músicas. Para que tudo saísse conforme planejado, tivemos todo um treinamento e nossa equipe hoje está apta para operara e  resolver qualquer contratempo que possa aparecer em qualquer um dos três equipamentos”,  

Segurança

Visando dar maior segurança aos frequentadores do parque e também possibilitar uma identificação de ações que geram prejuízos patrimoniais à população, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou a instalação de monitoramento em diferentes pontos. A ação tem possibilitado que o cidadão consiga desfrutar do espaço com a tranquilidade e o resguardo necessário.

Além disso, a medida de segurança conta também com uma parceria com Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), que reforçou o patrulhamento, principalmente na área do estacionamento. Diariamente cerca de 15 policiais realizam rondas a pé, de bicicleta e com a viatura. Com a atuação sendo intensificada no período de maior movimentação, foi possível alcançar uma redução significativa no número de registros de ocorrências.