Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / MANUTENÇÃO

04 de Outubro de 2018 11h01

Parque das Águas recebe trabalho de sinalização horizontal na ciclofaixa

04/10/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Reconhecido como um espaço democrático, onde a população pode usufruir das mais variadas práticas de atividades de lazer, o Parque das Águas recebeu mais uma importante intervenção. Visando assegurar aos frequentadores a melhor forma possível de desfrute do cartão postal municipal, a Prefeitura de Cuiabá finalizou, nesta semana, o trabalho de sinalização horizontal de todo perímetro, dentro do parque, destinado para ciclistas.

O serviço, efetuado por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, contemplou os cerca de 1.600 metros de ciclofaixa, que antes já eram demarcados pela sinalização vertical. Dessa forma, o Município conseguiu estabelecer mais uma medida que contribuirá no uso ordenado do local, já que o delineamento ajudará a reforçar a existência das áreas reservadas tanto para a prática de corrida e caminhada quanto para o ciclismo.

“O Parque das Águas foi completamente abraçado pela população. Existem fins de semanas que chegam a receber um fluxo de mais de 10 mil pessoas. Por isso que, sempre que observada alguma situação de adversidade, é importante adotarmos as medidas necessárias para acolher bem todos os públicos. No caso, da sinalização horizontal, aparentemente é algo simples, mas ajuda, por exemplo, a evitar acidentes ocasionados pela disputa por espaço entre as pessoas que estão a pé a as que estão de bicicletas”, comenta o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Outros dados

Em homenagem a Júlio Domingos Campos, o Parque das Águas foi batizado de “Seo Fiote”. O espaço possui uma extensão total de 270 mil metros quadrados, com 1.500 metros de pista de caminhada e 1.600 metros de ciclofaixa. Além disso, o local abriga áreas destinadas para bares e restaurante, academia ao ar livre, quadra de areia e dois amplos estacionamentos que, juntos, chegam a aproximadamente mil vagas.

Como atrativos, o parque possui ainda uma fonte luminosa, que lança jatos de água de até 70 metros de altura – todos iluminados e “dançando” conforme o ritmo das canções tocadas, um túnel de água de 14 metros de extensão e o Splash Zone, onde crianças, adolescentes e até adultos se divertem com os jatos de água coloridos que “brotam” do chão. Todos esses equipamentos recebem manutenção diária de uma equipe fixa de técnicos existente no espaço de lazer.

No quesito segurança, o Parque das Águas conta com câmeras de monitoramento em diferentes pontos, possibilitando ao cidadão todo resguardo necessário durante o desfrute. Em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), o ambiente dispõe também de patrulhamento diário. As rondas são realizadas a pé, de bicicleta e com viatura, sendo intensificadas nos períodos de maior movimentação.