Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / 0800 002 0202

26 de Julho de 2017 09h41

Ouvidoria tira dúvidas e orienta sobre a coleta de lixo em Cuiabá

26/07/2017

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos garante à população que a coleta de resíduos sólidos domésticos, prestados pela Locar Gestão de Resíduos, está normalizado e operando por toda a cidade segundo cronograma estabelecido pela pasta. Ao todo, 30 caminhões fazem a retirada diariamente de 580 toneladas de lixo.

Na área central, entre feiras e praças, o serviço é realizado diariamente. Nos bairros, a coleta é feita três vez por semana, salvo em locais mais afastados, a equipe passa duas vezes na semana. Cerca de 280 funcionários, entre garis e motoristas, realizam a tarefa.

A coleta seletiva funciona em menor escala, são 18 bairros atendidos em que a empresa disponibiliza os contêiner para 200 Eco pontos espalhados pela cidade. Esses pontos de coleta facilitam o trabalho das quatro cooperativas que em parceria com o município fortalecem a missão de deixar a cidade mais sustentável.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, os munícipes que estiverem com problemas relacionados à coleta poderão fazer a reclamação na Ouvidoria, que passa a ser um canal de apoio à Secretaria.

“A Ouvidoria é de fundamental importância para nós. Estamos divulgando esse canal como auxílio na condução dos trabalhos de coleta do lixo. Os moradores que não estiverem recebendo o serviço em sua rua ou em locais onde o caminhão não puder passar, assim como qualquer outro tipo de dúvida sobre o cronograma dos bairros, poderão comunicar via Ouvidoria, que a solicitação chegará até a nós, e assim tomaremos as devidas providências”, disse.

Segundo o secretário, a criação da Ouvidoria foi uma determinação do governo municipal, e funciona 24 horas na sede da empresa, que tem a delegação de encaminhar diariamente os relatórios sobre as demandas solicitadas pela população para análise e posterior melhorias.

O telefone da Ouvidoria é o 0800 002 0202.  A Locar Gestão de Resíduos assume a responsabilidade de garantir a limpeza plena em toda a cidade até o fim deste ano, quando o novo edital estará devidamente finalizado para iniciar um novo processo de contratação em 2018.