Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Fiscalização

03 de Junho de 2015 16h09

Operação Cidade Limpa apreende 13 veículos em apenas uma semana

03/06/2015

CAROL SANFORD

Marcos Vergueiro

A Operação Cidade Limpa, parceria da Prefeitura de Cuiabá e Delegacia de Meio Ambiente (Dema), completa uma semana de fiscalização com a apreensão de 13 veículos flagrados fazendo descarte de resíduos em locais proibidos.

As multas para o crime ambiental variam de R$ 400 a R$ 10 mil, além da apreensão do veículo e processo criminal, em que respondem o motorista, proprietário do veículo e da empresa, quando for o caso.

“Nosso objetivo principal é manter a cidade limpa e aqueles que desrespeitarem as regras, poluindo o meio ambiente, responderão administrativa e criminalmente. Esperamos que em um curto período não tenhamos mais apreensões, diminuindo os bolsões de lixo e o descarte irregular”, comentou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

As operações são realizadas diariamente em locais previamente monitorados e já conhecidos como “bolsões de lixo”. Os fiscais da prefeitura e policiais da Dema atuam em veículos descaracterizados para que o flagrante possa ser realizado.

Entre os pontos já mapeados estão terrenos em bairros como Coophamil, Barra do Pari e Santa Isabel e as margens das estradas que levam ao Balneário Ponte de Ferro e Rodoanel.

Desde março, quando houve um reforço na fiscalização, mais 17 veículos foram flagrados fazendo descarte irregular de resíduos. Todos foram autuados e apreendidos e os responsáveis respondem pelo crime contra o meio ambiente.

Os veículos apreendidos ficam na Secretaria de Serviços Urbanos e são liberados apenas com a autorização da Justiça Ambiental.