Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / TRABALHO

18 de Fevereiro de 2017 11h48

Novo Mato Grosso recebe Mutirão da Limpeza neste sábado

18/02/2017

DA REDAÇÃO

Luiz Alves

Arquivo

Com o objetivo de promover a limpeza e ainda fortalecer a grande ação de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, cerca de 300 agentes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos percorreram na manhã deste sábado (18), as ruas do bairro Novo Mato Grosso, efetuando troca de lâmpadas, podas de árvores e arbustos, limpeza de canteiros e recolhimento de entulhos deixados pelos moradores.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, todos os bairros serão contemplados com a ação. Entretanto, a secretaria está atendendo com prioridade, os bairros apontados pelo LIRA – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, que assinala as regiões com maiores índices de casos das doenças.

“Esta operação acontece justamente por seu papel prático e orientativo no combate a estes problemas que colocam em risco a saúde dos moradores. Cremos que com o auxílio do bairro, conseguiremos reverter a atual situação em que se encontram alguns bairros de Cuiabá”, afirmou.

Conforme relata o diretor técnico de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio Nunes, os trabalhos realizados pelos mutirões, demonstra o cuidado da prefeitura com os munícipes que além de promover a limpeza, trabalha a conscientização e prevenção de outras doenças graves ocasionadas pelo acúmulo de lixo.

“Sabemos que o lixo torna o ambiente propício para outras doenças além das já citadas. Insetos, bichos peçonhentos como escorpião, caramujos e até cobras podem ser encontrados. Dessa forma, fazemos uma varredura recolhendo tudo o que é nocivo e isso, acaba conscientizando os moradores a mudar os hábitos e a manter os serviços realizados por nossa equipe”, frisou.

A moradora Creusa Maria Resende aprovou o mutirão e reforçou as falas do diretor. “Muitas vezes falta à conscientização, mas em outras, faltam locais adequados para dispensarmos esses entulhos e lixos. Com essa oportunidade podemos fazer uma verdadeira faxina e nos livrarmos definitivamente desse problema e ainda teremos um bairro mais lindo e livre da dengue. Parabenizo a prefeitura e parabenizo o prefeito por essa sensibilidade com os cuiabanos”, disse.

Planejamento e organização do morador

Dois dias antes da ação, uma equipe percorre o bairro que será contemplado com auxílio do presidente local.  Nessa ocasião, é feito um levantamento dos problemas existentes e orientação aos moradores a respeito do descarte adequado de bens duráveis que já não possuem utilidade. Todavia, a falta de conscientização da população tem feito com que as equipes permaneçam na região por mais tempo ou retorne de duas a três vezes no mesmo local para repetir a coleta por meio da equipe volante – até que a limpeza possa ser concluída. Conforme o secretário, esse “retrabalho” gera gastos que poderiam ser evitados caso hovesse maior participação e colaboração dos moradores.

“Orientamos os residentes a colocar todos os entulhos na porta de suas casas, para que a equipe de coleta faça a remoção do material e dê o destino correto para eles e mesmo assim, muitos não colocam no tempo hábil, dificultando nosso trabalho e fazendo com que a ‘equipe volante’ que poderia estar realizando outro serviço, permaneça no localidade gerando custos ao erário público. Na intenção de evitarmos essa situação, pedimos aos moradores para se programarem. Assim, o mutirão alcançará o objetivo com maior ênfase e resultado”, enfatizou Stopa.

O presidente do Novo Mato Grosso, Eliezer Santos Corrêa, reforça e salienta que o Mutirão da Limpeza é uma ferramenta para que os moradores repensem seus hábitos e contribuam com a prefeitura de Cuiabá. “Creio que essa ação louvável, redesenhará a consciência dos moradores de agora pra frente. E enquanto presidente irei cobrar dos populares para que o bairro permaneça limpo”, finalizou.