Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / LIMPEZA

10 de Junho de 2017 12h36

Mutirão recolhe mais de 40 caminhões de lixo em bairros da Região Sul

10/06/2017

BRUNO VICENTE

A Prefeitura de Cuiabá realizou neste sábado (10) o Mutirão da Limpeza na Região Sul da Capital. Com cerca de 250 servidores distribuídos em várias equipes, a gestão levou para os bairros Coophema, São Gonçalo Beira Rio, Jardim Gramado, Parque Geórgia e Jardim Áquarios os serviços de limpeza de ruas, pintura de meio-fio, troca de lâmpadas nos postes de iluminação, poda de árvores, além da eliminação de bolsões de lixo.   

Com os trabalhos coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e sendo iniciados logo nas primeiras horas, foi possível fazer a identificação e extinção de pelo menos oito locais usados para o descarte irregular de resíduos. Ao todo, o empenho da Prefeitura resultou no recolhimento de mais de 40 caminhões de lixo, somando os cinco bairros atendidos.

“É um trabalho que iniciamos, mas que com toda certeza deve ser continuado ao longo da semana. Permaneceremos com ao menos uma equipe na região para que o serviço seja completo e não fique nada para trás. Todo nosso esforço é para que consigamos colocar Cuiabá no mapa das cidades mais limpas do Brasil e chegarmos aos 300 anos podendo oferecer ao cidadão cuiabano uma melhor qualidade de vida”, comentou o diretor técnica de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio Nunes.

Para o secretário José Roberto Stopa, a grande ação de limpeza, que a cada fim de semana contempla um bairro diferente, também é uma importante ferramenta no combate a proliferação Aedes aegypti. Segundo ele, a partir do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), a Secretaria consegue planejar suas ações e agir com maior eficiência nas localidades com uma alarmante incidência do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

“É um projeto onde sempre contamos com a colaboração da sociedade. Por isso, realizamos ainda o cata cacareco, onde damos a oportunidade aos moradores de descartar objetos que não são mais úteis e que por muitas vezes são deixados nos quintais, tornando-se grandes focos do Aedes”, explicou Stopa.

O presidente do bairro Jardim Gramado, Joanir Barbosa, avaliou a iniciativa da Prefeitura como extremamente positiva e destacou a necessidade da população também colaborar para a manutenção das áreas sempre limpas. “Esse é um trabalho de suma importância. É algo necessário de ser realizado pelo poder público e que ao mesmo tempo reforça a responsabilidade da comunidade de se conscientizar e também fazer a parte dela”, pontuou Joanir.