Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADANIA

14 de Julho de 2018 18h08

Mutirão de Limpeza contempla moradores do bairro Canjica

14/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

Os moradores do bairro Canjica, situado na região Leste, foram os mais recentes contemplados com o tradicional Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Cuiabá. Ao longo de toda a manhã deste sábado (14), cerca de 250 agentes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos percorreram as ruas da comunidade, realizando trocas de iluminação, capinação, podas de árvores, serviços de roçadeira, pintura dos meios fios, além da Operação Cata Treco.

“O mutirão de limpeza dos bairros da Capital já faz parte da rotina da população cuiabana, que entende a importância de mantermos comunidades limpas e bem ordenadas. No Canjica,  esse comprometimento se repete, com os moradores deixando à disposição dos agentes de limpeza todo tipo de material que já não tem mais utilidade dentro de casa, para que possam ser descartados de forma correta, sem qualquer efeito nocivo ao meio ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos moradores”, afirma José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.

A colaboração dos moradores é um fator de suma importância para que o mutirão de limpeza seja bem sucedido. A secretaria realiza orientações antecipadas para que os moradores deixem os materiais a serem coletados.

“Passamos por todas as ruas alertando a região, estimulando o envolvimento de todos, para que possamos retirar a maior quantidade de entulhos possível. Sabemos que muitos convivem com eletrodomésticos e outros bens duráveis que não usam mais e comprometem o conforto e a segurança de seus familiares. Nós temos a destinação adequada e queremos evitar que o descarte irregular destes materiais seja feito”, completa Stopa.

Com o objetivo de reduzir os bolsões de lixo e aprimorar a estrutura física do bairro, a operação segue continuamente após o mutirão realizado no sábado. Segundo o diretor técnico de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio Nunes dos Anjos, os agentes só se retiram da região quando o trabalho está completamente finalizado.

“O que temos hoje é uma ação maior, mas ao longo da próxima semana, uma equipe reduzida continuará atuando na região, para atender aqueles moradores que por alguma razão não puderam contribuir com a retirada de entulhos, além de fazer os últimos reparos estruturais remanescentes”, pontuou.

Para os moradores, o mutirão é crucial para manter o ordenamento do bairro. Ampliando a sensação de conforto, com passeios públicos desobstruídos por meio da capinação, fica fácil transitar na região. Em se tratando de reparos estruturais e da Operação Cata Treco, o trabalho desempenhado pelos agentes de limpeza estimula na comunidade o desejo de cuidar de suas residências, evitando acúmulos de materiais que podem se tornar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“O mutirão é sempre bem-vindo e somos gratos pelo intenso trabalho conduzido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Os efeitos desta operação são sentidos imediatamente e a comunidade naturalmente se envolve, mantendo o mesmo ritmo de organização trazido pelos agentes de limpeza. É muito bom isso aqui pra gente, evita muitas doenças”, agradece Adão Carvalho dos Santos, morador do Canjica há 30 anos.