Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / ZELADORIA

13 de Janeiro de 2018 12h21

Mutirão de Limpeza contempla mais de quatro mil moradores do bairro Poção

13/01/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

Mais de quatro mil moradores do bairro Poção foram contemplados com a segunda edição do Mutirão de Limpeza de 2018. Uma das regiões mais antigas da Capital, ela foi beneficiada com o extenso trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que contou com podas de árvores, higienização dos canteiros e calçadas, pinturas de meio-fio, troca de iluminação, além do Programa Cata-Treco, que realiza a retirada de bens duráveis que já não possuem utilidade. 

“Iniciamos o ano dando sequência nesta tradicional operação, que tem reconfigurado os bairros, permitindo que eles estejam constantemente limpos e organizados. Seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, estamos levando qualidade de vida à população, com a presença de quase 300 agentes de limpezas dispersos em todas as ruas da região contemplada, oferecendo assistência aos moradores. Sabemos muito bem que lixo é sempre uma questão problemática e sua administração correta é um dos nossos principais alvos como gestores municipais. Queremos a Cuiabá do futuro, onde as vias são devidamente arborizadas, as calçadas sempre limpas e o descarte regular de resíduos, uma realidade vivenciada diariamente", afirmou o diretor técnico de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio Nunes dos Anjos.

O amparo da Prefeitura de Cuiabá, através dessa iniciativa, é também fundamental durante este, que é considerado um dos períodos mais críticos - devido ao aumento significativo das chuvas. Para a presidente do Poção, Berenice Nunes Leão da Silva, o verão cuiabano exige cuidados e atenção dos moradores, por se tratar da época de maior proliferação do mosquito Aedes aegypti. A líder comunitária elogiou o programa Cata-Treco, que tem auxiliado a comunidade a se livrar de bens duráveis inservíveis, que poderiam se tornar focos de doenças oriundas deste transmissor. 

"Essa é a época mais chuvosa de Cuiabá e precisamos ficar ligados para que não sejamos vítimas do nosso próprio descuido. Com a ajuda desse trabalho da Prefeitura, a comunidade consegue se desfazer daqueles móveis e eletrodomésticos que têm ocupado seus quintais, entulhando sujeira e propiciando poças de água parada. Somos muito gratos pelo cuidado da gestão municipal conosco, mantendo as ruas limpas e capinadas, sem acúmulos de lixo. Esse compromisso será continuado por nós, através do constante alerta que faremos aos vizinhos, para que eles sempre mantenham as suas ruas ordenadas", revelou dona Berenice.

Para os moradores, o tradicional mutirão é sempre uma boa notícia, que reforça o empenho da Prefeitura de estar perto do cidadão, certificando que seus serviços o alcancem. Dona Maria Augusta Silva Chavier enaltece os esforços dos agentes de limpeza, pontuando o valor que seu trabalho tem para ela e para os seus vizinhos.

"Eles são fundamentais para que o bairro fique sempre organizado e é extremamente valioso testemunhar esse cuidado da Prefeitura na porta da minha casa. Aqui eles já fizeram uma boa limpeza nas calçadas e todos os meios-fios da minha rua foram pintados. Ver isso me deixa orgulhosa, pois sei que estamos sendo acompanhados pelo prefeito e por sua equipe. Além disso, é muito bom saber que pude descartar uma antiga mesa de costura e um colchão velho. Eles estavam parados empilhados há muito tempo, pois não tínhamos recursos para contratar alguém que fizesse essa remoção. O município recolheu os móveis sem qualquer cobrança e fiquei ainda mais contente, pois isso nos permitiu realizar uma limpeza caprichada no quintal de casa", concluiu sorridente.