Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE LIMPA

29 de Junho de 2018 14h22

Mutirão da Limpeza finaliza o mês de junho atendendo o bairro Tijucal

29/06/2018

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Mais de 250 trabalhadores da Prefeitura de Cuiabá estarão empenhados neste sábado (30) na realização da 26ª edição do Mutirão da Limpeza. Após atender os bairros Jardim Brasil, Jardim Independência, Santa Amália e Santa Rosa, o programa finalizará o mês de junho contemplando os moradores do Tijucal. Fundada em 15 de março de 1983, a comunidade é considerada uma das maiores da Capital e comporta, atualmente, aproximadamente 10 mil imóveis e 20 mil habitantes.  

No local, serão ofertados os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem, manutenção na iluminação pública, eliminação de bolsões do de lixo e diversas outras atividades que colaboram para a melhoria no visual da comunidade. Além disso, a população poderá fazer também o descarte de materiais inservíveis nos caminhões do programa “Cata-treco”, que estarão presentes na ação. 

“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, estamos trabalhando a todo vapor para proporcionar aos cuiabanos mais dignidade e respeito. O mutirão é uma atividade que, desde sua implantação, vem dando muito certo e, por isso, estamos buscando sempre ampliar as áreas atendidas. Temos essa preocupação de oferecer para o cidadão uma cidade melhor e contribuir para a melhoria na saúde e bem estar dos munícipes”, comenta o secretário José Roberto Stopa.

De acordo com o diretor de Limpeza, Rinaldo Antônio Nunes, por ser um bairro de grande extensão, a Secretaria montou um plano de atuação diferenciado para o Tijucal. Conforme ele, a ação será executada das 7h às 11h, no sábado, e prosseguirá durante a próxima semana, até que todos os quatro setores da localidade sejam atendidos. O diretor ressalta ainda que, no intuito de realizar um verdadeiro pente-fino no campo da zeladoria no bairro, o Mutirão contará também com o reforço na coleta de lixo.

“Disponibilizaremos ainda cerca de 20 caminhões e outros maquinários para auxiliar na limpeza. Tudo foi preparado para que realmente consigamos fazer a retirada de todos os depósitos ilegais de lixo e combater os vetores de doenças. Dessa forma, ainda estamos contribuindo para a melhoria na qualidade de vida do cidadão e, consequentemente, também evitando filas nos postos de saúde”, explica Rinaldo.

O presidente da Associação de Moradores do Tijucal, Claudiney Vieira, conta que, a cada ano, o Mutirão da Limpeza é realizado ao menos uma vez na comunidade. Segundo ele, essa medida programada contribui para que o bairro continue diminuindo o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

“É uma ação fundamental, pois, infelizmente, temos alguns espaços utilizados para o descarte irregular de resíduos. São pelo menos quatro bolsões que serão eliminados, além da limpeza de mais de 120 ruas. Hoje o bairro está no nível médio de incidência do mosquito, mas essas ações de limpeza ajudam a combater e diminuir os focos de reprodução do inseto”, pontuou o presidente.