Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / GRANDE OPERAÇÃO

27 de Agosto de 2018 14h50

Mutirão da Limpeza complementa ações da Prefeitura no Jardim Vitória

27/08/2018

BRUNO VICENTE

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais uma importante ação no bairro Jardim Vitória durante o último sábado (25). Contando com o envolvimento de mais de 300 servidores e dezenas de maquinários, como pá carregadeiras e caminhões, o Município executou uma grande operação de zeladoria na comunidade, por meio do programa “Mutirão da Limpeza”. A medida, efetuada a cada fim de semana em um local diferente, levou para o Jardim Vitória a prestação de diversos serviços, visando à melhoria no visual do bairro e também na qualidade de vida dos milhares de moradores.

A realização do programa de limpeza é um complemento às diversas intervenções que o Município tem realizado na região. Desde 2017, a atuação da Prefeitura tem sido intensificada na localidade. Seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o Executivo está levando para o bairro atividades que beneficiam a população em diferentes áreas. Com o programa “Minha Rua Asfaltada”, por exemplo, mais de 50 vias estão sendo pavimentadas. A regularização fundiária também está presente, por intermédio do “Meu Lar, Minha Conquista”. No campo da saúde, foi entregue a reforma e ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF) Jardim Vitória I.

“O Jardim Vitória é uma das comunidades mais tradicionais e populosas da nossa cidade. São milhares de cidadão que dependem de um olhar mais carinhoso do poder público. E esse olhar que estamos procurando ter, desde o início da nossa gestão. Escolhemos o bairro como o ponto de partida do nosso programa de pavimentação, estamos trabalhando na regularização fundiária, reformamos o PSF e, ainda, realizamos ações de cidadania e cultura. O Mutirão foi uma forma de complementar todo esse trabalho, que tem sido de extrema importância para os moradores. O meu compromisso é trabalhar, principalmente, para aqueles que mais necessitam da Prefeitura. O Jardim Vitória é um grande exemplo dessa nossa iniciativa”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Já com o Mutirão, a Prefeitura realizou no bairro os trabalhos de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem e manutenção na iluminação. Os moradores puderam contar também com o “Cata-treco” - fazendo o recolhimento de materiais e dando o destino correto para eles – e com a eliminação dos bolsões de lixo encontrados, colaborando, dessa forma, para a saúde do cidadão e na preservação do meio ambiente. De acordo com o balanço final da operação, pelo menos 200 toneladas de resíduos foram retiradas e encaminhadas para o aterro sanitário da Capital.

“O Mutirão é uma das nossas principais ferramentas de limpeza da nossa cidade. Por meio dele, conseguimos, semanalmente, eliminar bolsões de lixo, recolher objetos que poderiam ser descartados irregularmente e melhorar o visual das comunidades. Essa é uma medida que vem gerando bons frutos para Cuiabá, contribuindo para que o município continue se desenvolvendo de forma sustentável. Com o programa conseguimos, por exemplo, dar nossa parcela de contribuição para a saúde e autoestima do morador, eliminando focos de doenças estimuladas pelo acúmulo de lixo e melhorando a aparência das comunidades”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.