Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / TRABALHO EM CONJUNTO

03 de Setembro de 2017 07h54

Moradores e lideranças do Pascoal Ramos destacam importância do Mutirão da Limpeza

03/09/2017

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

A grande ação realizada semanalmente pela Prefeitura de Cuiabá levou cerca de 4 mil moradores do bairro Pascoal Ramos, região sul da capital, neste sábado (02), para as ruas para participar do programa “Mutirão de Limpeza” que, em sua 43° edição, contou com duas máquinas retroescavadeiras fazendo a retirada dos bolsões de lixo em 15 pontos detectados pelas equipes.

Idealizado pela Secretaria de Serviços Urbanos, 250 servidores, com seis equipes do projeto Cata–treco e 27 caminhões foram necessários para a retirada de quase 300 toneladas de lixo doméstico, utensílios inservíveis e ainda de limpeza das ruas.

De acordo com o presidente do bairro, Edimirson Batista de Souza (Neno), diversas melhorais estão realizadas com essa ação, que se estenderá durante toda a semana, com a construção de calçada no entorno do cemitério, da creche Manuelino de Jesus, e da Escola municipal Onofre de Oliveira. A praça Nossa Senhora da Medalha Milagrosa também receberá melhorias com a troca de 30 lâmpadas, que se estenderá para vários pontos do bairro.

“Estamos muito felizes em ter o mutirão aqui no nosso bairro. Fiz o pedido ao prefeito Emanuel MPinheiro para obter essas pequenas melhorias aqui, e ele autorizou que fizéssemos, além daquilo que geralmente é feito. Acho que esse programa aproxima as pessoas da gestão. É a integração do poder público com o povo e ainda a valorização da comunidade. A Secretaria de Serviços Urbanos em suas ações tem incentivado a população a participar, pois sozinha ela não consegue deixar a cidade organizada. É preciso a colaboração de todos”, diz Neno, presidente do bairro pelo 10° mandato.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a humanização acontece quando a gestão preocupa em abranger o maior número de pessoas envolvidas trabalhando em prol do bem-estar social.

“O Mutirão vai além da limpeza nos bairros, o programa tem papel fundamental no campo da saúde. A população precisa participar e entender que com o programa nós podemos transformar nossa cidade em lugar melhor para viver”, afirmou.

Morador há mais de quarenta anos do bairro Pascoal Ramos, Ronivaldo e Conceição Silva Jesus, o seu filho e a mãe nunca tinham visto em outras gestões ação como o do Mutirão da Limpeza.

“Pela distância com o Centro da cidade, somos quase esquecidos pelo Poder Público. E ver a Prefeitura fazendo uma ação como essa, desde cedo, e com muitos trabalhadores envolvidos mostra o empenho em passar nos bairros e fazer a diferença. Infelizmente os moradores não colaboram, aqui temos diversos terrenos baldios e os próprios moradores usam como aterro e entulham todo o tipo de lixo, fazendo do bairro um verdadeiro lixão”, declararam.

“O benefício que ganhamos com isso é o retorno do que pagamos de impostos. Acho que o prefeito fazendo isso demostra o respeito que tem com a população, revertendo em ações que tornem a cidade verdadeiramente humanizada”, disse a moradora Eliete Carmem de Souza.