Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / ESPAÇOS DE LAZER

07 de Setembro de 2019 08h00

Moradores do Parque Cuiabá comemoram entrega de espaço de lazer

07/09/2019

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá entregou na última quinta-feira (05), a revitalização do Bosque das Petúnias – Petunya Martins de Freitas. O novo espaço de lazer está localizado na Avenida Seis, do bairro Parque Cuiabá, e passou por um completo processo de transformação, determinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e coordenado pelas secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Dezenas de crianças lotavam a área de playground na noite de entrega da praça, enquanto adultos circulavam no espaço. A felicidade da comunidade era nítida como o sorriso de dona Helena Maria, moradora do bairro há 38 anos. Foi ela quem plantou a primeira árvore no local, transferida ainda de um brotinho num copinho plástico.  

“Isso aqui foi um sonho realizado de muitos, pra mim principalmente foi um sonho muito esperado. Tem academia, tem parquinho, tanto para os idosos, quanto para as crianças, os adultos, está sendo tão benéfico pra gente que tem hora que eu quero me beliscar para ver se não estou sonhando, se eu não vou acordar. Eu chego a arrepiar. Esse prefeito é porreta”, declarou do na Helena emocionada.

Outro morador antigo do bairro, o seu Luis Carlos, fez questão de compartilhar sua felicidade com a entrega do espaço. “Esta aqui é a primeira academia ao ar livre do Parque Cuiabá. Tem uma praça que está reformando, mas academia esta é a primeira. O prefeito está de parabéns, está conseguindo fazer, mesmo com toda as dificuldades que o Governo Federal diz que tem, que não tem dinheiro, que o Estado fala que está quebrado, mas a Prefeitura está fazendo”, disse o morador do Parque Cuiabá.

Na área foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismos, iluminação, instalação de bancos, pintura e construção de pista para caminhada.

“Este é o conceito da nossa gestão, transformar cada área abandonada de Cuiabá, que virou foco de doença em segurança, em verdadeiros espaços de lazer, de entretenimento e de confraternização comunitária. Quanto mais a gente busca, cutuca Cuiabá, mais áreas a gente descobre quer podem ser totalmente recuperadas e devolvidas para a população. Isto é prefeitar, isto é cuidar da vida das pessoas, é valorizar o cidadão, a cidadã, a criança, o jovem, o adulto, o idoso que mora aqui na região”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro em diálogo com a população.

Além disso, fizeram parte do processo de restruturação, a reforma da quadra poliesportiva, e a edificação de uma academia ao ar livre e de um playground, com equipamentos voltados para a recreação das crianças.

“Daquele local sujo, isso aqui passou a ser um local de lazer. Ontem à noite eu recebi fotos daqui, do pessoal que estava trabalhando a noite e a praça nem tinha sido concluída e as crianças já estavam brincando. Uma comunidade que tem lazer, ela pratica o bem. Hoje quando eu cheguei às 6h já tinha gente caminhando. A gestão Emanuel Pinheiro não faz pela gestão, faz para a população. Não teria sentido gastar dinheiro público aqui se a população não usasse. Reforço o compromisso da nossa gestão com os bairros mais distantes, os mais carentes, com toda a população cuiabana”, declarou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.  

Em dois anos e meio de gestão, já foram entregues dois parques (Nascente e Família) e mais de 50 praças construídas e revitalizadas na Capital. “É um trabalho que a gente vem desenvolvendo, eu e o secretário Stopa, já revitalizamos mais de 50 espaços que antes estavam deteriorados, que eram grandes lixões e hoje são parques e praças. E isto é humanização, é a bandeira da gestão Emanuel Pinheiro. Eu participei da execução do projeto do bairro do Parque Cuiabá e pra mim é uma grande satisfação estar aqui hoje”, completou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.

O espaço leva o nome de Petunya Martins de Freitas, falecida no ano de 2017 e idealizadora do projeto de arborização da área. A homenagem à moradora é fruto da Lei nº 5.968/2015, de autoria dos vereadores Mario Nadaf e Arilson da Silva.