Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Limpeza

28 de Janeiro de 2017 11h26

Moradores do bairro São Benedito recebem Mutirão de Limpeza

28/01/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

Os moradores do bairro São Benedito foram os mais recentes contemplados pelo tradicional Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Cuiabá. Ao longo da manhã deste sábado (28), 500 agentes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos percorreram as ruas da região efetuando troca de lâmpadas, podas de árvores e arbustos, limpeza de canteiros e recolhimento de entulhos deixados pelos residentes.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, um estudo feito pelo LIRA – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, constatou que esta região apresenta grande incidência de casos de dengue, zika e febre chikungunya. “Esta operação acontece justamente por seu papel prático e orientativo no combate a este problema que coloca em risco a saúde dos moradores. Cremos que com o auxílio do bairro, conseguiremos reverter a atual situação encontrada aqui”, afirmou.

Para o diretor técnico de Limpeza Pública, Rinaldo Antonio Nunes, os trabalhos realizados pelos mutirões começam previamente à operação in loco. Segundo o gestor, uma varredura é feita dois dias antes com o auxílio do presidente do bairro contemplado, para levantar os problemas existentes e alertar os moradores a respeito do descarte adequado de bens duráveis que já não possuem utilidade.

“Vamos por todo o bairro realizando um diagnóstico da área. O objetivo é fazer um rápido estudo do local, evidenciando quais as falhas e serviços que serão necessários dos nossos agentes de limpeza. Além disso, orientamos os residentes a colocar todos os entulhos na porta de suas casas, para que a equipe de coleta faça a remoção do material e dê o destino correto para eles”, contou Rinaldo.

Considerando a possibilidade de quem nem sempre todos os moradores da região estarão em suas residências para efetuar o descarte dos bens duráveis inutilizados, a Prefeitura também disponibilizou uma equipe volante. Ela atua no monitoramento do bairro após o fim do mutirão e dá continuidade na limpeza pelo tempo necessário, até que todos os resíduos que não foram removidos durante a operação sejam completamente retirados.

Para o presidente do São Benedito, Pedro Côrrea de Moraes, o mutirão contribui para a conscientização dos moradores e ainda os ajuda a manter suas residências devidamente ordenadas. “Vemos aqui muitas pessoas descartando todo tipo de material e a eficiência da Prefeitura em dedicar um dia para essa limpeza tem feito os moradores repensarem no que eles têm em casa, os estimulando a se livrar de tudo aquilo que pode se tornar um foco em potencial do mosquito Aedes aegypti”, revelou.

O Mutirão de Limpeza na região do São Benedito também agradou os moradores. Segundo Ângela do Espírito Santo, é a primeira vez que a iniciativa traz o ‘carrega entulho’ para as ações feitas no bairro. “É muito bom saber que a Prefeitura está atenta à proliferação do mosquito, atuando de forma tão intensa. Hoje tive a oportunidade de descartar pneus, tubos de PVC e outros materiais que só ocupavam espaço em casa e ainda apresentavam risco para a minha família. Com esta limpeza, dá para perceber que o município se preocupa com o bem-estar e a saúde da sua população”, concluiu.