Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / PATRIMÔNIO

24 de Agosto de 2018 15h39

Monumento dos Dez Mandamentos será fixado na Praça Alencastro

24/08/2018

ANDRESSA SALES

Davi Valle

O monumento de pedra que reproduzia os Dez Mandamentos da Bíblia Sagrada, existente há mais de 25 anos, está sendo reinstalado na Praça Alencastro, região central de Cuiabá. No prazo máximo de dez dias, a Prefeitura de Cuiabá retomará a escultura para seu local de origem.

Retirada provisoriamente para a reforma completa da praça, assim como todos os bustos, a pedra estava completamente danificada. Com as condições estruturais prejudicadas, foi necessário moldar uma réplica da escultura.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a reinstalação segue a determinação imposta na lei municipal nº 2.917, aprovada pela Câmara de Municipal em 29 de novembro de 1991, onde permitiu criar e instalar o monumento no espaço público.

“Quando demos início à obra de revitalização, nos comprometemos a preservar todas as características originais da praça que é um símbolo histórico da região. Com a ajuda da Associação das Igrejas Mato-grossenses Adventistas, que revitalizou o monumento, estamos cumprindo com a obrigação de preservar o patrimônio histórico”, disse.

A simbologia da pedra faz parte da cultura cristã da cidade, sendo muito visitado por evangélicos e católicos. Em outubro de 2014, a Prefeitura permitiu que Associação das Igrejas Mato-grossenses Adventistas revitalizasse o monumento. Para a sua revitalização foi usada uma grande pedra de mármore adesivada com o decálogo, fixada próxima à fonte luminosa, à frente da Avenida Getúlio Vargas.

Desta vez, foi selecionado outro ponto para instalação, no início da Rua Joaquim Murtinho com a Cândido Mariano, dando maior visibilidade e destaque à estrutura. A administração direta foi a responsável por delimitar o espaço e implantar de maneira segura.